quarta-feira, 30 de julho de 2014

PMDB: o aliado do caos

Michel Temer: presidente do PMDB

O PMDB, que um dia foi um partido de luta pela democracia, já colecionou em suas fileiras nomes de políticos éticos e de respeito. Ulysses Guimarães foi um deles. Hoje transformou-se no mais fisiologista, entre todos, e principal responsável pela sustentação de um governo autoritário e corrupto, comandado por uma prostituta política que criou 39 ministérios para abrigar a sanha desavergonhada dos partidos apoiadores.

O nome maior do partido hoje é Michel Temer, o rei da corda bamba. Especializado em colar-se no poder, Temer habituou-se no humilhante processo de engolir sapos. Por exemplo, quando Dilma pregava o plebiscito, Temer dizia que era inviável. Publicamente Dilma jogou um caminhão de melancias sobre o "corajoso constitucionalista" e Temer recuou, covardemente e, rapidamente, soltou uma nota afirmando que era a favor do plebiscito desde criancinha. 

Como MDB, Movimento Democrático Brasileiro, fundado em 1966 para se opor ao regime militar instaurado em 1964, o partido acolheu comunistas do PCB e PCdoB, dissidentes do PSD e PTB. O MDB tinha ideologia, tinha um norte.

Mas, em 1980, com a sigla alterada para PMDB, o partido transformou-se num ônibus sem destino lotado com passageiros sem ideais. Um saco de gatos. Um partido que faz qualquer negócio, desde que permaneça no poder.

Principal aliado do PT num desastrado governo que aplaude ditaduras e assiste posse de defunto na presidência de um país, o PMDB ainda carrega a oportunidade de se transformar no salvador de uma nação se elegesse como prioridade a defesa da democracia no lugar do seu fisiologismo vergonhoso.