terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cidadania:é assim que se faz!



Por Edson Joel

Agente de cidadania. Esse deve ser sempre e em primeiro lugar, o papel de qualquer agente de trânsito. O vídeo que anexei mostra a atividade de um deles. Ao contrário dos raivosos policiais prontos para sacar o talão de multas diante de qualquer infração, o amarelinho pratica uma abordagem cordial e alerta para o erro cometido. E ainda deseja um bom dia ou faz algum tipo de elogio.

Esse belo exemplo a ser seguido por todos policiais de trânsito do país, vem de Vitória e Sorocaba Claro, os irresponsáveis devem ser punidos. E bem punidos, principalmente os clássicos espertinhos que gostam de levar vantagens e cometem bobagens nas ruas. Mas, a maioria que trafega é cidadão sério que, as vezes, pode esquecer de colocar o cinto de segurança ou cometer um engano no trânsito. Isso não vai caracteriza-lo como infrator irresponsável e punível com multas. 

Porém, diante de quadros assim, percebe-se até um misterioso prazer do agente em lavrar a multa. Não me parece que em Marília, onde moro, seja exatamente assim. Porém, a EMDURB poderia fazer duas boas coisas em favor do motorista responsável: copiar o modelo de agente de trânsito - mostrado neste vídeo - e arrancar todos os obstáculos de trânsito da cidade. A maioria dos motoristas paga pela irresponsabilidade de meia dúzia. Que se puna os apressadinhos, mas respeitem os responsáveis.

Se você concorda, curta, comente e compartilhe! E brigue por isso!