domingo, 31 de março de 2013

A educação na Coréia do Sul: há 60 anos o país mais pobre do mundo

POBREZA HÁ 60 ANOS

Há 60 anos a Coreia saia de uma guerra que a dividiu ao meio, arrasada e extremamente pobre. A do norte ficou sob o domínio da ditadura comunista, sob influência da extinta URSS. A do Sul, tão destruída quanto a de cima, livre e democrática, investiu na educação e em pouco tempo transformou-se numa das economias mais sólidas do mundo. 

Os pais dos jovens coreanos conseguiram passar aos seus filhos a importância do estudo. Na contra-partida, muitos jovens suicidam-se tamanha competitividade por notas que os levarão para as melhores faculdades. Os dirigentes agiram para tornar a vida dos jovens mais tranquilas sem abrir mão da qualidade do ensino. 

Mesmo estando na liderança em matéria de educação, os sul coreanos reclamam que ela está falida e pedem melhorias no sistema educacional. Os pais investem em escolas particulares e os seus filhos, depois de frequentarem o ensino público, estudam nas escolas privadas entre as 3 da tarde até as 11 da noite.

Acione a tradução para português

Ave esperta usa isca para pescar peixe grande

Butorides striata ou Socozinho também usa iscas para pescar
.

Revista Veja
 
Parece história de pescador. Uma pequena garça se aproxima da água com um pedaço de pão e o deposita na água, esperando atrair peixes. Repete o processo várias vezes até pegar um pequeno peixe. Não satisfeito, devolve a pequena espécie e volta a lançar a isca. Finalmente, o prêmio almejado é fisgado – e prontamente saboreado pela ave pescadora.
 
A cena aconteceu no Japão. E acabou sendo registrada por um cinegrafista (assista ao vídeo acima).
 
As imagens sugerem que o animal usa uma lógica de que é melhor não se satisfazer imediatamente, mas sim de esperar por uma recompensa maior. Poderia ter comido o pão, mas escolheu pescar. Fisgou um pequeno peixe, mas preferiu reaproveitar a isca e esperar por algo maior.
 
Apesar da curiosidade que as imagens geraram na internet, a "pescaria" feita por garças, mesmo rara, não é uma novidade. Vem sendo notada por ornitólogos há décadas. Exemplares de pelo menos sete espécies de garças já foram observados pescando com iscas — que podem ser feitas com gravetos, insetos ou flores. As garças verdes, como a mostrada no vídeo, são encontradas no Japão e nos EUA.
Habilidade adquirida — Segundo um estudo elaborado por Hiroyoshi Higuchi pesquisador da Universidade de Tóquio, a habilidade de pescar da garça verde não é inata, já que é observada apenas em uns poucos exemplares de garças, que vivem em locais bem distantes entre si.
 
Somente alguns animais mais inteligentes, como o do vídeo, que vivem próximos a alguns tipos de rios e lagos, com rochas acima da linha da água — que fornecem um bom esconderijo — parecem ter desenvolvido a habilidade. E ela não parece ser ensinada de um pássaro a outro.
O estudo sugere que ela pode ser resultado de encontros acidentais, onde o pássaro pescador percebeu, talvez observando humanos jogando migalhas na água ou quando insetos caiam nos lagos e rios, que jogar objetos ou alimentos poderia atrair peixes.
 
Como a "pescaria" não é tão difundida nem mesmo entre as garças verdes, pesquisadores têm dificuldade de estudar aves que tenham desenvolvido a habilidade.

sábado, 30 de março de 2013

Limão congelado

Lave bem os limões e congele no freezer.  Quando necessitar de limão na comida, retire do freezer e rale com casca e tudo sobre o alimento a ser temperado. Você notará um sabor especial. Como se sabe, a casca é mais rica em vitamina C que sua polpa. O que sobrar, recoloque de volta no freezer.

Refrigerante não engorda


"O cara come uma pizza inteira com refrigerante. E a culpa cai no refrigerante"

Segundo matéria de O Globo, o refrigerante, na forma que conhecemos, existe há mais de 120 anos e está entre os cinco alimentos mais consumidos no Brasil, de acordo com o IBGE. O brasileiro consome algo em torno de 94 ml por dia dessa bebida. Seu valor nutritivo é praticamente nulo. Mas virou vilão depois de tanto tempo e muitos quilos a mais.

Pesquisas e informações derrubam muitos mitos sobre a bebida açucarada. Os especialistas dizem que refrigerante não vicia, não provoca celulite, não causa diabetes. Pode ser cúmplice mas não é o refrigerante que causa obesidade. Uma latinha de 350 ml contém 30 gramas de açúcar, igual quantidade encontrada numa bebida de néctar de frutas. 

Ninguém fica gordo por causa de refrigerante, dizem especialistas em distúrbios alimentares. Os que consomem a bebida em excesso também consomem em quantidades maiores alimentos como pizza, macarrão e doces. E a culpa cai no refrigerante. Os costumes de querer adoçar tudo é o começo do pecado do exagero. E da gordura a mais. Bebidas diets minimizam os efeitos.

Estou cansado de ver pessoas com sobrepeso comendo uma montanha mas preocupado com sua saúde na hora de tomar bebidas diet.

Certo dia, almoçando com um amigo num restaurante em Assunção, assisti uma cena hilária. Depois dele comer grande quantidade de carnes e acessórios e ter repetido o prato, meu amigo irritou-se com o garçom porque lhe serviu o cafezinho sem o adoçante. Enquanto levava bronca, o garçom paraguaio, sem entender nada, olhava para a cara de bravo do meu amigo e para os pratos espalhados na mesa. Como o garçom, percebi que o excesso de peso teria que ser justificado por alguma coisa, neste caso, a ausência do adoçante.

Diz-se que a melhor dieta é a de comer e beber de tudo, moderadamente.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Facebook Phone vem ai!

O Facebook lança seu Facebook Phone no dia 4 de abril, parceria com o Android, software do Google e produzido pela taiwanesa HTC. A integração do smartphone com o Facebook será total.



quinta-feira, 28 de março de 2013

Argentina é o país com mais feriados no mundo

Argentinos saindo para o feriado: o destino tem sido o Brasil
 
Segundo o Infobae, jornal portenho online, a Argentina é o país com mais feriados no mundo: são mais de 19 em todo ano segundo pesquisa anunciada por empresas ligadas a reservas em rede hoteleira. Muito mais que a Colômbia (18), Japão e Hong Kong (16) e Tailândia (15).Na pesquisa, Brasil e Canadá aparecem com cinco feriados anuais.

Na verdade os portenhos tem 15 feriados mas, este ano, coincidiram quatro comemorações extras. Detalhe importante: os trabalhadores argentinos tem férias de 10 dias anuais, como Canadá, Estados Unidos e Japão.

Mas, não é bem isso que a gente vê no Brasil. Além dos eventos comemorados em todo mundo - 1º de janeiro (confraternização mundial), 1º de maio (dia do trabalho) e 25 de dezembro (natal) o brasileiro comemora datas culturais, históricas e religiosas.

O dia da morte de Tiradentes (21 de abril), Independência (7 de setembro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro), Dia da Padroeira (12 de outubro), carnaval (47 dias antes da Páscoa), Paixão de Cristo (sexta feira santa antes do domingo de Páscoa),Corpus Christi (dois meses depois da Páscoa), véspera de Natal e véspera do ano novo.

Soma-se a tudo isso os feriados estaduais e municipais - de aniversário de emancipação a eventos religiosos locais - e os famosos pontos facultativos determinados por decretos. Hipocritamente faculta-se ao trabalhador ir trabalhar ou não.

Fora os descansos decretados por cada um nos feriadões prolongados da vida.

terça-feira, 26 de março de 2013

Finlândia em primeiro na competição internacional de educação. O Brasil, em último.

Somente nos primeiros anos os alunos finlandeses são poupados de avaliações:
depois competem para vencer

Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

Um dos mais importantes levantamentos sobre educação no mundo, realizado pela Editora Pearson, do grupo da revista The Economist, acaba se ser publicado. O Brasil ficou em último, ao lado do México e Indonésia. A Finlândia ficou em primeiro. De novo. Os alunos finlandeses tem sido os primeiros colocados em competições internacionais quando se avalia matemática, ciências, compreensão e redação.

Todos, sem distinção, tem direito ao mesmo ensino nas escolas que são públicas. bem estruturadas e também oferecem os serviços médicos e dentárias e alimentação. O foco está nos alunos - ao contrário dos brasileiros, os jovens finlandeses estão interessados em aprender - que podem dispor de um professor particular para reforço. Os alunos são competitivos mas, nos primeiros anos, são poupados de avaliações. Apenas no começo. E são incentivados a participar, sugerir, falar. Mas eles, ao contrário da clientela escolar brasileira, trazem uma grande bagagem cultural transmitida por uma família melhor estruturada. A população está satisfeita com o retorno dos impostos - 50% do PIB - com boas escolas, saúde pública e segurança.

Aqui a educação é conduzida por políticos profissionais e amadores na educação com foco em resultados eleitorais e não na qualidade educacional. A irresponsabilidade na condução da educação já vem de décadas e a tradição da incompetência é mantida. Não é por acaso que Mercadante virou o Ministro Miojo. Além do fiasco do Enem - correções de provas sem rigor para facilitar aprovações - o Brasil amarga a última colocação em qualidade na educação neste novo levantamento internacional. Estamos na rabeira. 



E a realidade das salas de aulas no Brasil: um sistema falido

segunda-feira, 25 de março de 2013

Enem, miojo, hino do Palmeiras e agora letra de funk

Estudante obteve 900 pontos citando letra de funk em redação do ENEM

Durante a última semana, a divulgação de redações do ENEM que conseguiram notas maiores que 500 pontos citando o hino do Palmeiras e receita de preparação de uma marca de macarrão instantâneo geraram um misto de revolta e humor na Internet. A notícia colocou em cheque os critérios de qualidade do exame nacional, que tem assumido cada vez mais importância nos processos seletivos para a oferta de vagas nas universidades.

O conhecimento dos casos pressionou o Ministério da Educação, que chegou a dar justificativas esdrúxulas sobre as notas obtidas pelos autores tais como “fuga parcial ao tema”, “estímulo ao apetite de um avaliador faminto” e “ousadia ao utilizar o espaço para ressaltar a paixão que devemos ter pelo Parmeirão”.

Recentemente, porém, veio à tona mais uma redação que adotou a estratégia da encheção de linguiça com conteúdo aleatório. A carioca Rayane Dias Fonseca, de 19 anos, fez circular pelas redes sociais o seu texto no qual tratou do movimento imigratório para o Brasil no século 21. A diferença foi que a, agora, estudante do curso de Publicidade da UFRJ apelou para a letra do pancadão “Passinho do Volante” frente ao vazio criativo que experimentou durante a prova de Redação, atingindo a pontuação de impressionantes 900 pontos. “Acho que meu resultado está relacionado à iniciativa do Ministério em dar mais valor às expressões populares atuais. Que bom! Já estava boladona, achando que ia levar um p… esculacho do meu pai por ter trocado tanto os estudos pelos bailes. Ah, lelek”, escreveu Rayane.

Preconceito racial é Michelle Obama de cabelos alisados


O que é mais preconceituoso?
 
A mulher do Obama de cabeços alisados ou um desfile onde modelos estilizadas homenageiam o futebol, cujos maiores craques são negros?

Penso que Michelle renega suas origens quando esconde seus cabelos carapinhos com perucas de cabelos lisos ou alisa os seus cabelos buscando um modelo de brancas. Isso é mais preconceituoso que um simples desfile onde buscava homenagear o futebol onde os negros tem importante participação.

Pois foi por colocar palhas de aço na cabeça das modelos que grupos de defesa dos direitos dos negros acusaram Ronaldo Fraga, o estilista, de racista. A alegação, risível, é que "fazer analogia do Bombril com o cabelo negro é nos remeter a uma situação racista e constrangedora". 

Segundo o estilista, o desfile foi produzido com a intenção de mostrar o avanço dos negros neste esporte, antes praticado apenas por brancos. 

Por acaso japoneses deveriam processar negros ou brancos que lhes chamam de japa ou estilizam os "japons" com olhinhos e risinhos? Ou a loira chamada de burra ou branquela sardenta deveria se ofender?

Quando se tem orgulho da sua raça a autoestima sobe. E o preconceito desce.

Maria Sharapova foi acusada de racista porque imitou Serena Willians, de quem é grande amiga, numa partida demonstração no Brasil. Serena rio da brincadeira. Afinal, quem define preconceito? Os retardados?

domingo, 24 de março de 2013

Banho frio e exercícios sem o café da manhã: nova dieta da moda

Mais uma dieta no mercado, milhões de mulheres magras querendo ficar mais magras que a amiga e muitos espertos ganhando dinheiro.

O livro que será vendido por uns R$ 30,00 ensina que para perder peso basta tomar banho frio de 15º durante 15 minutos e acabar com o café da manhã. Isto é, exercitar-se bem logo cedo, sem a primeira refeição. Apenas uma xícara de café.

A "lógica" é que se você exercitar quando o corpo tem pouca energia ela terá que vir de algum outro lugar e este lugar seria a reserva de gordura do corpo.

Eliminar a refeição da manhã e entrar na prática de exercícios é contra indicado pela maioria dos estudiosos no assunto que alertam para o perigo de danos neuro cerebrais além de lesões provocadas por fadiga dos músculos. A única coisa indicada e que funcionaria é o café. Sua ação termogênica é comprovada se aliada a exercícios físicos.

Mas, dentro da dieta, refrigerantes são liberados "desde que se controle os carboidratos". Os avaliadores dessa dieta disseram que ela é, no mínimo, risível quando o autor recomenda o consumo de calorias vazias em detrimento a alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais.

As dietas da moda viraram piada. Piada por piada, a melhor dieta, sem dúvida é café. Cinco mil pés de café e uma enxada. Você vai ficar magrinha, magrinha. Tenha certeza que sim.

Malala e o miojo brasileiro

Esta menina chama-se Malala Yousafzai, paquistanesa de 15 anos de idade que levou um tiro na cabeça disparado por um talibã - muçulmano ultra radical - porque ela se engajou numa campanha para que as meninas muçulmanas do país pudessem estudar.

Malala, sob nome falso, montou um blog e escreveu para a BBC de Londres contando sua vida sob o regime talibã que forçou o fechamento das escolas na região, principalmente para meninas.

Levada para a Inglaterra a garota se recuperou e voltou as aulas, numa escola londrina.

No Brasil toda criança tem que estar na escola, por lei. A maioria vai, obrigada, mas ninguém está interessada em aprender. Numa sala de aula, entre 35 alunos, em média, no ensino médio público, apenas 5 avançarão e conseguirão, efetivamente, aprender. Mas a maioria passara de ano, porque o sistema de progressão continuada obriga. Estes alunos fecharão seu ciclo sem ler, escrever e compreender.

Mas saberão fazer um miojo. Para os indigentes mentais que elaboraram a moderna pedagogia, já será uma grande conquista.

Nossos jovens parecem ser tão distantes da realidade e, embora dispondo de possibilidades e chances de aprenderem - oportunidades raras para crianças como Malala - apostam na desnecessidade de estudo. Afinal, estudar pra que se a lei obriga "passar de ano"? Estudar pra que se tem bolsa família que não exige nada em troca, exceto votar nos novos coronéis da política liderados por pseudo progressistas?

A diferença entre deputados suecos e brasileiros


Estocolmo: na Suécia políticos não tem luxo e privilégios

Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

Este pequeno documentário mostra, em resumo, que os deputados suecos tem poucas mordomias, nenhum luxo e poucos privilégios. Eles são cobrados constantemente pelos eleitores. A diferença entre os políticos de lá e os de cá, são muitas e enormes. 

Basta citar que até a bem pouco tempo os deputados federais suecos dormiam em sofás camas em seus próprios gabinetes. Mais recentemente ocupam apartamentos de 40 m2 onde as lavanderias são comunitárias e eles não dispõe de empregadas para cuidar da limpeza. Cada um se vira como pode. Alguns ocupam apartamentos menores onde até a  cozinha  é comunitária.

Ao primeiro ministro do país foi cedida uma casa de 300 m2, um luxo até desproporcional. Mas limpar, lavar e passar é coisa que ele mesmo faz em sua "mansão".

No Brasil a farra começa com carros, motoristas, verbas de telefone, correio, passagens aéreas e até bem pouco tempo, 14º e 15º salários. Poucos sabem, mas a reforma 423 apartamentos dos deputados federais, se a verba for liberada pelo novo presidente da casa, Henrique Alves, pode custar R$ 460 milhões. Além da reforma estão programadas as compras de mobílias e eletro domésticos e eletrônicos para equipar cada apartamento que é usado 3 dias por semana. 

Os valores são muito maiores que do projeto de reurbanização da Favela Gleba São Francisco, em São Paulo. O orçamento para tal é de R$ 260 milhões e estão incluídos canalização de córregos, contenção de encostas, urbanização de ruas, construção de parques e 1.400 apartamentos, obras que beneficiarão 29 mil moradores.

Além dos gordos salários, os deputados recebem verbas de todos os tipos, contratam dezenas de assessores e secretários e possuem planos de saúde com gastos ilimitados e vitalícios para ele e toda a família.

Essas informações, em qualquer país onde o povo tem capacidade de indignação e coragem, gerariam uma revolta popular armada, tal e qual na Rússia dos Czares derrubados pelo proletariado. Depois foram os comunistas que deixaram-se envolver pelas mordomias e o país se transformou num antro de ditadores corruptos.

sábado, 23 de março de 2013

Como funciona a corrupção


Assaltante da pizzaria é irmão do assassino do segurança Sebastião Mourão

Um assalto praticado na Pizzaria Dona Oliva, com disparo de arma, está esclarecido: o autor do crime é Cristian Camargo Grejo, 22 anos de idade, irmão de Jonathan, de 24 anos, o assassino do segurança Sebastião Mourão, baleado na cabeça durante assalto a Joalheria Eduardo.

Cristian e outro comparsa levaram R$ 2 mil reais do estabelecimento, no sábado. Contra ele pesam acusações de assalto a um posto de gasolina, na Avenida Rio Branco, por duas vezes e uma lotérica. Ele está no Facebook como Cristian Camargo Grejo desde outubro de 2009.

sexta-feira, 22 de março de 2013

IPTU: pedido para cancelar aumento rejeitado na câmara


Comissão de Justiça e Redação propõe arquivamento do projeto de Damasceno que pede a revogação do aumento do IPTU

Em análise prévia, a Comissão de Justiça e Redação, composta pelos vereadores Expedito Capacete, Sônia Tonin e Cícero de Ceasa, manifestou-se contrária ao Projeto de Lei proposto na semana passada pelo vereador Wilson Damasceno, o qual pedia a revogação da Lei nº 672/2013, que institui a Planta Genérica de Valores (PGV) e consequente aumento do IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano).

O projeto foi protocolado na Câmara no dia 14 de março e aguardava parecer da Comissão para entrar na pauta como objeto de deliberação. Porém, em análise prévia, os membros já votaram pelo arquivamento.

Publicado no site da Matra em 22/03/2013 às 09:48:39

Damasceno havia justificado seu projeto afirmando que é necessária a revogação da lei para não prejudicar o desenvolvimento da cidade. Na exposição de motivos, o vereador afirmou que a aprovação da Lei nº 672/12 deu-se de forma atropelada, sem discussão com a sociedade, no apagar das luzes do ano de 2012, pois o projeto foi enviado à Câmara no dia 3 de dezembro de 2012 e aprovado apenas 25 dias depois.

O projeto também afirma que a Câmara Municipal tem o dever dar uma contribuição significativa à sociedade mariliense e à Justiça por meio da lei que autorizou o aumento do IPTU. “Desta forma, conclamo os meus nobres pares a dar uma resposta positiva à sociedade que clama por justiça e sente-se, neste momento, desguarnecida por completo, à mercê da própria sorte, sofrendo por conta do aumento abusivo de seu IPTU”, escreveu o vereador na matéria.

Mais uma vez, o cidadão fica sem resposta sobre esta importante questão.

Inflação sobe 0,49% em março e 6,43 no ano

A inflação subiu 0,49% em março e o índice acumulado de um ano beira 6,50%. O maior susto é na alimentação: entre nove grupos pesquisados a alta dos preços em alimentos foi a maior, 1,40%. O feijão carioca subiu 11,68%, ovos 7,66%, farinha de trigo 6,33%, farinha de mandioca 5,72%, frutas 2,54%, macarrão 2,42%, frango 1,80%, pão francês 1,77% e refeição fora de casa 1,23%.

Dilma, em campanha política, insiste em tomar como ponto de honra a queda da taxa de juros. Foi exatamente esse mecanismo que manteve a inflação controlada durante anos. Segundo especialistas é inevitável o aumento da taxa de juros e o governo está reconhecendo isso.

Boate Kiss: 16 indiciados


Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

Encerrado o inquérito policial sobre o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, 16 pessoas foram indiciadas, além dos dois sócios da boate e 2 membros do grupo musical já presos, bombeiros, dois secretários municipais e funcionários da prefeitura foram responsabilizados ela tragédia.

O inquérito responsabiliza 35 pessoas, incluindo o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) que só não foi indicado por ter foro privilegiado e nove integrantes da Brigada Militar. Sobre eles o Tribunal de Justiça Militar será informado. O delegado informará ao Tribunal de Justiça para que se avalie a responsabilidade do prefeito.

O inquérito tem 52 volumes com 13 mil páginas. Um vídeo feito com celular mostra o início do fogo na casa noturna que matou 241 pessoas no dia 27 de janeiro.

O produtor Luciano Bonilha Leão,Mauro Hoffmann e Elissandro Spohr, sócios da boate e o vocalista da banda Marcelo Jesus dos Santos estão presos. O MP analisará o inquérito e decidirá pelas denúncias.






quinta-feira, 21 de março de 2013

Mega operação policial no aeroporto de Marília

Imaginem a Polícia Federal, Secretaria Nacional de Segurança, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional, Receita Federal, Polícia Científica, Polícia Civil e Militar, Ministério Público, Secretaria Estadual da Fazenda e Tribunal de Justiça, todos juntos, numa única operação?

É o que aconteceu em Marília hoje com o objetivo de combater o narcotráfico e contrabando. A operação já tinha sido realizada em Vera Cruz e deve se repetir em toda região. A ação é um acordo entre governos federal e estadual.

Algo está errado. E muito.

Família do assassino do segurança pode receber R$ 971,78 do governo

Jonathan Camargo Grejo, o assaltante que matou o segurança Sebastião Rodrigues Mourão, morto com um tiro na cabeça, pode ficar paraplégico. Ele foi ferido com um tiro no estomago (a bala alojou-se na coluna) e continua continua internado no HC em Marília onde poderá, após alguns exames, ser operado da coluna. Enquanto isso uma escolta policial se mantém no hospital mantendo sua guarda. Depois pode ser transferido para alguma unidade própria para cadeirantes e sua família receber R$ 971,78 por mês, conforme assegura a lei aprovada em 2010.

Além de Jonathan Camargo Grejo, de 22 anos, outros dois comparsas foram presos: Roger Luiz Cardoso Moura, de 23 anos e Júlio Cesar de Almeida, de 39.

O segurança levou um tiro na testa e, atendido no HC, não resistiu e morreu 24 horas depois. Márcia Mourão, esposa do agente penitenciário (fazia bico como segurança para sustentar a família), levou outro susto quando chegou em sua residência após sepultar o marido: sua casa tinha sido arrombada e tudo foi roubado.

Algo está errado?

Um funcionário do governo precisa dobrar seu turno de trabalho para sustentar a família e a família do seu assassino, hipoteticamente, pode receber um salário de R$ 971,78 (por dependente), 30% superior ao do salário mínimo percebido por um trabalhador? Concede-se ao assassino o direito a uma prisão especial para cadeirante, salários e tantos benefícios - assegura a lei - enquanto os trabalhadores se amontoam e morrem nos corredores de hospitais?

Quem aprovou essas leis?
E a sociedade permanecerá calada, restrita a reclamos esporádicos?
Onde estão os culpados por essas inversões de valores e que tipo de reação devem sofrer?
Até quando a sociedade suportará tanta estupidez?

terça-feira, 19 de março de 2013

Assassino condenado a prisão perpétua ofende famílias


Assassino matou 3 e feriu outros 3. Lane, foi condenado a prisão perpétua.


T.J. Lane o jovem americano que matou três estudantes numa escola em Clevelend disse que não sentia remorsos pelo que fez. E foi além: ofendeu os familiares das vítimas com gestos obcenos.

O ataque ocorreu na cafeteria da escola. Além dos mortos, três jovens ficaram feridos. Lane, durante o anúncio da sentença, de prisão perpétua, abriu a camisa para mostrar a palavra "killer" - assassino - grafado na camiseta que vestia. Lane matou Demetrius Hewlin, de 16 anos; Russell King Jr., de 17; e Daniel Parmertor, também de 16. Um jovem, entre os 3 feridos, ficou paraplégico.

Casa do agente penitenciário morto durante assalto foi roubada

Sebastião Rodrigues Mourão, 50 anos, morreu vitima de um tiro na cabeça após confronto com assaltantes que agiam na Joalheria Eduardo, na rua 4 de Abril, em Marília, no dia 14 passado. Os três assaltantes foram presos, um deles ferido na troca de tiros. A família doou as córneas. Poucas horas após seu velória e enterro, a viúva Marcia Mourão levou outro choque: ao retornar para a residência encontrou a casa arrombada e revirada. Ladrões levaram objetos como note, impressora, aparelhos domésticos e de som. Sebastião era agente penitenciário e trabalhava "de bico" como segurança para várias lojas da cidade.

Sebastião, baleado na cabeça, esperando socorro.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Versão brasileira da Branca de Neve


As Malvinas são da Cristina?

Kirchner quer usar o Papa para desviar atenção da crise.

Cristina Kirchner esteve com o Papa, seu grande inimigo Jorge Bergóglio. Até almoçou com ele e lhe presenteou com uma cuia. E já pediu favores. Quer o Papa na negociação das Ilhas Malvinas. O ex-cardeal de Buenos Aires também joga no time dos que acham que as ilhas - improdutivas - pertencem a Argentina. Faz uma semana que os moradores votaram num plebiscito afirmando que querem continuar sob tutela britânica. O Papa Francisco também defende as Malvinas.

Em 1982 o governo militar do país enfrentava grande crise. Para desviar a atenção lançou a campanha As Malvinas são Arentinas. Colou. Todos se esqueceram dos problemas e se alistaram para lutar contra a Inglaterra. Em 74 dias de guerra, saíram enxotados das Falklands. Em 78 a Argentina e Chile quase entraram em guerra e foi João Paulo 2º quem amainou a situação.

Em outubro tem eleições na Argentina. Por isso Cristina correu para beijar a mão do Papa Bergóglio. Certamente limpou a boca logo depois. A argentina vive uma grande crise de corrupção, desmandos e desrespeito à constituição, censura a imprensa, inflação alta, congelamento de preços e desabastecimento. E, pior que tudo isso, Cristina enfrenta um povo que está revoltado com suas maluquices. Por isso gritará novamente: As Malvinas São Argentinas. Se tudo correr bem, os britânicos ajudarão o povo argentino a se livrar da maluca.

sábado, 16 de março de 2013

Teerã é invadida por ratos gigantes

Estes roedores são quase insensíveis a matérias tóxicas, pelo qual as autoridades têm que usar outros meios.

Cada noite, dez unidades de atiradores saem para caçar os ratos que já ocuparam 26 distritos da capital iraniana.

Um perito em biologia que assessora o serviço de sanidade da cidade, relatou que os ratos de Teerã são muito maiores do que os comuns. "Não só são maiores, mas sim têm aparência diferente. Normalmente, uma evolução similar demora milhões de anos. Seu peso saltou até cinco quilos, e os gatos são de menor tamanho", comentou o especialista iraniano.

(A Voz da Rússia)

Efeito contrário: depois dos cortes de impostos, cesta básica sobe

O que já se esperava começa
a acontecer. 
Depois de um amontoado de ações na área econômica sem resultados, a presidente Dilma Rousseff torna a apelar para que os empresários tenham consciência e reduzam os preços dos produtos da cesta básica depois que o governo cortou os impostos dos seus componentes.

Dilma pediu, quando lançou o corte de impostos, que os empresários reduzissem pelo menos 9,25% do preço das carnes, do café, da manteiga, do óleo de cozinha, e em 12,5% a pasta de dentes, os sabonetes, entre outros produtos.

Uma semana depois do anúncio da medida a cesta básica subiu 0,55% em média, passando de R$ 384,58 para R$ 386,71, segundo pesquisa do Dieese por conta do aumento da inflação carregada pelos aumentos dos preços dos combustíveis, tarifas e outros produtos.

Demonstrando descontrole e perda do comando da política econômica, Dilma dispara medidas que não tem resultado na queda da inflação como desoneração de folha de pagamento em alguns setores e corte de impostos de produtos da cesta básica. Ela encontrou na queda da taxa de juros um mote para sua campanha política e é exatamente ai que está o mecanismo utilizado pelos economistas ortodoxos para conter a inflação desde 94, com o lançamento do plano real. Conduzida por Guido Mantega, um economista desacreditado aqui e no mundo, a política econômica de Dilma já está na ante sala da UTI. A gerentona não entende do ramo. A inflação já bateu na porta dos 6,31%.

AdeS tinha soda cáustica

Soda cáustica no de suco 
Unilever admite que AdeS tinha soda cáustica

A Unilever admitiu que as caixas do produto Suco AdeS de 1,5 litro tinha soda cáustica que pode provocar sérias queimaduras na mucosa, garganta e estômago. Pelo menos 14 pessoas queixaram-se ter passado mal após tomar a bebida.

A empresa alertou que 96 embalagens de 1,5 litro do lote AGB, produzido em 23 de fevereiro e válido até 22 de dezembro deste ano não contém suco, mas "uma solução imprópria para o consumo" e que, se consumido, pode provocar queimaduras ou ardência na boca.

Comunicado anterior da Unilever informava que o suco estaria contaminado com material de limpeza. A fabricante pede que os consumidores entrem em contato 0800-707-0044, das 8h às 20h, ou pelo email sac@ades.com.br para esclarecer dúvidas sobre o recall.

De olho no Japão


 A tensão entre China e Japão aumenta com a nomeação para o Ministério em Negócios Estrangeiros de um ex-embaixador no Japão, Wang Yi, um diplomata de 59 anos.

Os novos mandatários chineses já adiantaram que privilegiarão o fortalecimento das forças armadas no momento que aumenta a tensão na disputa de uma ilhota desabitada - chamada Diaoyu em chinês e Senkaku, em japonês - reivindicada pelos chineses e de posse dos ex-invasores. Apesar de abandonada, ao seu redor existe uma vida marinha rica e muito petróleo.

No ano passado a maior liderança militar chinesa ordenou que as forças militares se preparassem para o combate e os protestos anti-Japão em todo o país se tornaram violentos.

Recentemente ocorreram manifestações populares contra instituições japonesas em território chinês. Carros de fabricação japonesa são cuspidos e chutados sob os olhos tolerantes da polícia chinesa.

O próprio governo parece incentivar essas manifestações.  Os conflitos entre os dois países remontam da Primeira Guerra Sino-Japonesa, de 1894-1895 e do segundo conflito entre 1937 e 1945, cessado com a derrota do Japão na segunda Guerra Mundial.

Segurança não resiste e morre no HC


Sebastião, a esquerda da foto, esperando socorro. A direita, assaltante ferido e preso.

Sebastião Rodrigues Mourão, segurança da Eduardo Jóias que recebeu um tiro na cabeça durante assalto na cidade, morreu no HC após duas paradas respiratórias. Sebastião tinha 50 anos; A família doou as córneas. Agente penitenciário, Mourão trabalhava também como segurança para algumas lojas da região.

O assaltante armado saiu da joalheria e deparou-se com o segurança Sebastião que sacou uma arma calibre 380 e atirou. O assaltante atingiu a cabeça do segurança e ambos caíram na calçada onde ficaram esperando socorro.

Jonathan Camargo, o assaltante ferido foi preso por policiais e levado para o HC e o segurança ferido permaneceu no local por cerca de 15 minutos até a chegada da unidade do Samu.

Júlio César Almeida e Roger Cardoso, os outros bandidos logo depois.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Polícia prende assaltantes: segurança ferido na cabeça está em estado gravíssimo

Sebastião Rodrigues Moura, de 49 anos, agente penitenciário e segurança na joalheria Eduardo Jóias, na rua 4 de Abril, foi baleado na cabeça em troca de tiros com assaltantes. Um deles também foi ferido levemente. O assalto foi anunciado por um dos assaltantes com uma arma calibre 38 apontada na cabeça do funcionário. Depois de encher um saco com jóias e pertences de funcionários, o assaltante armado saiu e deparou-se com o segurança Sebastião que sacou uma arma calibre 380 e atirou. O assaltante atingiu a cabeça do segurança e ambos caíram.

Jonathan Camargo, o assaltante ferido foi preso por policiais e levado para o HC na própria viatura por considerarem a possibilidade de linchamento diante da revolta de populares. O segurança ferido permaneceu no local por cerca de 15 minutos até a chegada da unidade do Samu. Sua esposa, que chegou ao local naquele momento foi socorrida também.

O estado de Sebastião Moura é gravíssimo e consta ter havido perda de massa encefálica.

Júlio César Almeida e Roger Cardoso foram presos, o primeiro próximo da Igreja Santo Antonio e o segundo na Sampaio Vidal. Roger tem passagem pela polícia por tráfico de drogas e tinha saído recentemente da cadeia. Um dia antes do assalto os bandidos estiveram na Orly, em frente a joalheria, para estudar o local e tentar retirar uma câmera instalada em frente a panificadora. As imagens estão em poder da polícia.'
 
A polícia suspeitava da existência de mais dois envolvidos. Esta manhã a cidade amanheceu com viaturas e policiais por toda a cidade.

Polícia prendeu dois bandidos, dois fugiram e um foi baleado

Na troca de tiros na 4 de abril o segurança de uma relojoaria morreu vítima da troca de tiros com um assaltante que também foi baleado e está no HC com ferimento a bala. O fato ocorreu agora a tarde, no centro da cidade. Informa-se que a tentativa de assalto ocorreu contra a relojoaria Eduardo Jóias em frente a Orly.

Novas informações: a tentativa de assalto foi praticada por uma quadrilha formada por 4 elementos, dois fugiram, dois presos e um baleado. Ontem estiveram "almoçando" na Orly e tentaram retirar a câmera que fica na frente da panificadora para facilitar a ação. As imagens já estão de posse da polícia. Recorda-se que um taxista de 64 anos de idade foi baleado numa outra tentativa de assalto em Lácio. Esse fato ocorreu no último dia 10.




Inflação mais alta em 2013 e 2014



Banco Central admite que inflação é resistente

Integrantes do Comitê de Política Monetária do Banco Central admitiram, publicamente, que a inflação está resistindo e que essa pressão pode não ser temporária. Os preços não recuam e podem se acomodar em níveis elevados. 

Significa dizer que todos os incentivos e práticas do governo na área econômica nenhum resultado surtiu. O próprio Banco Central elevou suas projeções para uma inflação bem maior da prevista (4,5%) para 2013 e 2014. 

O país que veio de um crescimento ridículo de 0,9% em 2012 e queda da produção industrial está encontrando dificuldades para o controle da inflação usando como mecanismo a queda da taxa de juros que despencou de 12% em 2011 para 7,5% em 2013. No período Lula a taxa de juros era usada como mecanismo eficaz para o controle do aumento de preços, processo abandonado por Dilma que utiliza a queda de juros como discurso político.

Dilma faz do controle artificial de preços de combustível e energia sua arma contra a inflação. Em vão. A vaca está se atolando no brejo.

Edital de concurso exige comprovante de virgindade



Edital da Polícia Civil da Bahia exige comprovação de virgindade para candidatas aos cargos de investigadora, escrivã e delegada. O país inteiro repudiou a exigência. Mas a particularidade poucos sabem: um item diz que as candidatas "com himem íntegro" serão liberadas dos exames ginecológicos. Para pular esse exame elas teriam que apresentar um atestado médico. O constrangimento agora não é só para as mulheres candidatas aos cargos, mas a própria cúpula da polícia baiana diante de tamanho vexame.

A Secretaria de Administração baiana disse que "não se configura uma cláusula restritiva, mas sim uma alternativa para as mulheres que, porventura, queiram se recusar a realizar os exames citados no edital". As provas estão marcadas para 7 de abril e o concurso deve preencher 600 vagas com salários entre R$ 1.558,89 a R$ 9.155,28. Para virgens ou não.

Show de Chico cancelado no Recife por falta de público

Por causa dos preços exageradamente altos, o comunista de araque e venerador do ditador Fidel Castro, Chico Buarque, teve seu show cancelado em Recife. Dos 25.000 ingressos colocados à venda, apenas 16 foram vendidos por R$ 350, cada.

Provavelmente seu Chico se imaginou um astro galático depois que esteve em Cuba para receber um prêmio arranjado. No Diário de Pernambuco a nota deixa claro que não foi Chico que cancelou, mas foi a cidade que recusou seu show.

Culpa da imprensa, he, he, he podem até dizer meia dúzia de imbecis, como sempre fazem para justificar as ilicitudes dos seus líderes. Talvez em Cuba ele tivesse casa cheia, mas se o show fosse de graça. Porque cubano, sob o regime dos bufões Castro, não tem dinheiro.

O salário de um professor cubano é de 20 dólares conversíveis por mês e ele precisaria de 9 salários pra pagar por um ingresso. Um valor nada comunista. Para sobreviver em Cuba os trabalhadores roubam das fábricas do governo - lá tudo é do estado - pra vender nas ruas.

“É um absurdo! O cara em outros tempos era o comunista que eu mais admirava na vida, meu arquétipo. Hoje em dia cobra ingressos com preços palacianos, valores de Marajá! Tô fora!”, afirma Ana Maria Luxemburgo, antiga fã agora decepcionada, cita o Diário de Pernambuco.

Alguém defender ditaduras e se beneficiar do "capitalismo selvagem" é prática para poucos, como o comunista de araque que tem o patrocínio do HSBC, um banco nada socialista. Discurso social para fazer tipo e ganância de capitalista. Viva o HSBC, o banco patrocinador do comunista.

Novo Papa tem apenas um pulmão


    O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, nomeado papa Francisco

    Do UOL, em São Paulo 13/03/201319h26 Dylan Martinez/Reuter

    O papa Francisco 1º, anunciado na noite desta quarta-feira (13), como o substituto de Bento 16 no posto de líder máximo da Igreja católica, tem vivido por mais de 50 anos com um pulmão. De acordo com a agência de notícias Associated Press, o argentino de 76 teve um dos pulmões removidos na adolescência por causa de uma infecção.

    "Obviamente, isto [a remoção do pulmão] foi um sucesso, já que ele está aí com 76 anos", disse o doutor William Schaffner, diretor de medicina preventiva do centro médico da Universidade Vanderbilt, em Nashville, no Tennessee, nos Estados Unidos.

    Schaffner, que também é ex-presidente da Fundação de Doenças Infecciosas dos EUA, disse que há muitas razões que podem ter ocasionado a remoção de um pulmão há seis décadas. Tuberculose, coqueluche, tosse convulsa, pneumonia, ou até mesmo algum problema de nascimento ou congênito podem ter sido as causas, explicou ele, ressaltando que naquela época não haviam os antibióticos e os aparatos médicos que se dispõem hoje para tratamentos médicos.

    Questionado se uma pessoa pode sobreviver com apenas um pulmão, Schaffner disse: "Facilmente. Pulmões são redundantes, então pessoas que têm um deles removidos podem ter vidas normais".

quarta-feira, 13 de março de 2013

Thomas Hiroshi Haraguti é o assassino da professora de Itirapina

Thomas Hiroshi Haraguti, de 33 anos, esfaqueou a professora de Português Simone de Lima, de 27 anos, 'porque estava com raiva dela'.

Sandro Villar - Especial para o Estado

Depois de ser preso por volta das 3h desta terça-feira,12, em Itirapina (SP), o estudante Thomas Hiroshi Haraguti, de 33 anos, disse que matou a professora de Português, Simone de Lima, de 27, porque "estava com raiva dela, uma raiva insuportável". O aluno queria namorar a sua professora de Português, mas foi rejeitado. "Foi crime passional, ele nutria por ela uma paixão avassaladora e, como foi rejeitado, decidiu matá-la", disse o tenente Ademar Gregolim Júnior, de 35 anos, comandante regional da Polícia Militar, em Itirapina.

O estudante deu sete facadas na professora, surpreendida pelo assassino na Escola Estadual Professor Joaquim de Toledo Camargo no começo da noite de segunda-feira, 11. Ele também queria matar um colega. "Um estudante chamado Ramon fazia "o meio de campo", levando recados de Haraguti para Simone. Como não deu namoro, ele quis matar Ramon por causa das brincadeiras do colega", contou o tenente, que comandou a equipe que prendeu o acusado. Ele fugiu durante uma chuva forte, atravessou uma mata e entrou em um canavial, onde foi encontrado deitado. "Ele estava com a arma do crime, uma faca de 24 centímetros", explicou.

O padrasto de Haraguti reclamou do enteado. "Ele (padrasto) nos contou que o entregaria para nós, e afirmou que o estudante tem "cabeça fraca" e que era usuário de drogas", contou o tenente, ressalvando, porém, que Haraguti não tinha passagem pela polícia.

Revolta. Após ser preso, o estudante passou pela delegacia de Itirapina e, depois, foi levado para a Cadeia Pública de Rio Claro. Ele deverá ser transferido para a P 2 de Itirapina. O Estado apurou que os mais de três mil presos da penitenciária estão revoltados com o crime. Por isso, Haraguti ficará sozinho em uma cela. Os 12 mil moradores de Itirapina também estão revoltados. "Nunca vi nada igual", completou o tenente, referindo-se à comoção na cidade. As aulas na Escola Estadual Professor Joaquim de Toledo Camargo foram suspensas hoje e amanhã. Nessa escola, o acusado era aluno do programa Educação de Jovens e Adultos (Eja).

terça-feira, 12 de março de 2013

Mais um escândalo de pedofilia envolve cardeal que participa do conclave

Porque os católicos não reagem diante de tantos escândalos de abusos sexuais contra crianças e homossexualismo dentro do clero?

O cardeal americano Roger Mahony, um dos participantes do conclave para escolha do novo Papa não deve ter a consciência muito tranquila. Ele é acusado de participar de acordos para pagamento de indenizações para vítimas de abusos sexuais praticados por membros do clero americano. O valor é de US$ 10 milhões de dólares e o acordo foi uma tentativa para calar as denúncias de pedofilia contra 4 menores.

A diocese de Los Angeles já pagou US$ 700 milhões de dólares a 550 vítimas violentadas por padres e tudo isso com o conhecimento de Mahony que se aposentou em 2011.

Michael Hennigan, advogado de defesa, confirmou que o acordo previa que nenhuma das partes admitisse mau comportamento. Mahony enviou o padre que confessara a violência sexual para um tratamento fora da California protegendo-o da investigação policial. Tempos depois o padre voltou e tornou a molestar menores, de novo.

Cerca de 72% dos padres americanos se confessaram homossexuais e existem centenas de casos de abusos contra menores. A igreja, ao longo do tempo, vem ignorando os fatos e fugindo das investigações policiais calando as vítimas com indenizações.

Na cúpula da igreja romana, na véspera da escolha do novo Papa, explodiram escândalos envolvendo o alto clero - inclusive os que votam no conclave, como Mahony - denúncias de corrupção, homossexualismo e roubo. Há séculos crianças são molestadas e nem mesmo os fiéis católicos tem demonstrado algum tipo de reação para cessar esses crimes. A imprensa, durante o conclave, age como se nada disso estivesse ocorrendo ou que envolvidos em escândalos dessa gravidade possam influir na escolha do mais importante líder do catolicismo. Porque os católicos não reagem?

Preso suspeito de matar professora dentro da escola

Simone Lima, de 27 anos, professora substituta na Escola Estadual Joaquim Toledo em Itirapina foi morta a facadas dentro do seu local de trabalho. A polícia investiga o caso como crime passional.

O suspeito, aluno de 33 anos do curso de jovens e adultos seria apaixonado por ela. O crime ocorreu na noite de segunda-feira e o seu autor foi preso na madrugada desta terça-feira. Segundo testemunhas o criminoso entrou na sala dos professores e atacou Simone, que não teve tempo de reagir. A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), mas já chegou ao hospital sem vida. O corpo de Simone será velado Velório Municipal de Itirapina e o horário do enterro ainda não foi divulgado. Ele foi preso num canavial.

A Secretaria de Educação lamentou e prometeu ajuda aos familiares. Veja a nota:

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo lamenta a morte, na noite desta segunda-feira (11/03), da professora Simone de Lima, 27 anos, que lecionava na Escola Estadual Professor Joaquim de Toledo Camargo, em Itirapina, na região de São Carlos. A docente foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acompanhada pela direção da unidade, que também acionou prontamente a Polícia Militar. A Secretaria da Educação prestará apoio aos familiares da professora e à comunidade escolar. As aulas estarão suspensas nesta terça e quarta-feira, dias 12 e 13 de março. As imagens gravadas pelo sistema de videomonitoramento da escola já foram entregues à polícia para auxiliar na investigação do caso.

Assessoria de Imprensa / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

segunda-feira, 11 de março de 2013

Novo escândalo sexual na véspera da eleição do novo Papa

Vaticano é acusado de gastar R$ 58 milhões em complexo que abriga sauna gay.

CHRISTIAN HARTMANN / REUTERS

ROMA — Um dia antes do início do conclave que irá eleger o Papa que substituirá Bento XVI, um novo escândalo sobre o Vaticano tomou conta da imprensa internacional. De acordo com o jornal “Independent”, a instituição religiosa teria gasto € 23 milhões (mais de R$ 58 milhões) em apartamentos de um prédio em Roma que abriga nada menos que a maior sauna gay da Europa.

Segundo a imprensa local, o investimento no imóvel, realizado em 2008 pelo cardeal Tarcisio Bertone, foi realizado graças a generosos benefícios fiscais recebidos pela Igreja Católica durante o governo de Silvio Berlusconi. A propriedade é reconhecida como parte da Cidade Santa. Pelo menos 18 dos cardeais responsáveis pela escolha do Pontífice moram no local. Um deles é Ivan Dias, chefe da Congregação para Evangelização dos Povos, de 76 anos, que vive no mesmo andar onde funciona a sauna. Visto como um conservador, mesmo para os padrões atuais da Igreja, o ex-arcebispo de Bombaim teria ficado “horrorizado” com a descoberta. Uma de suas crenças é de que gays e lésbicas podem ser curados de suas “tendências não naturais através do sacramento da penitência”.

Leitores de sites gays italianos foram rápidos em fazer piadas sobre o tema.

“Se você não pode ir a uma sauna gay por medo de ser visto, o que você faz com milhões de euros roubados de italianos? Compra um bloco de apartamentos com a sauna dentro”, dizia um dos comentários do “Gay.it”.

A denúncia acontece em um momento delicado para a Igreja, que ainda se recupera de especulações a respeito da renúncia de Bento XVI. Chegou a ser dito que a saída do teólogo alemão ocorreu devido à presença de cardeais homossexuais dentro do Vaticano.

Corpo de Chavez será embalsamado para exibição pública


Depois de morto, o corpo de Hugo Chavez, seguindo o modelo dos maiores ditadores da história, será embalsamado para visitação pública. Insepulto, Chavez ainda rende votos das pessoas mais simples, emocionadas pela morte do seu líder paternalista. Mas, afinal, o que pensava Hugo Chavez sobre isso? Em 2009, a despeito de uma exposição de corpos dissecados, Chavez foi duro no comentário: “Eso es un signo muy evidente de la inmensa descomposición moral que estamos viendo” - este é um sinal evidente da grande decomposição moral que estamos vendo. - disse ele a respeito. Embalsamado, cumprirá sua missão: dar votos a Maduro para garantir o chavismo.

sábado, 9 de março de 2013

Fundador do PT mostra quem é Lula

Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, rompeu com Lula e o partido depois de perceber  que o que se praticava nada tinha a ver com o discurso do PT.


sexta-feira, 8 de março de 2013

Ensino público: só 0,3% dominam matemática e 0,5% de português

O Estado de S. Paulo

Só 4,8% dos alunos da rede pública paulista saem da escola com domínio adequado de matemática
Em língua portuguesa, esse porcentual é de 26,8%, segundo os novos dados do Saresp

Apenas 0,3% dos alunos das escolas públicas paulistas termina o ensino médio com domínio avançado de matemática. O porcentual se mantém estagnado há três anos. Na outra ponta, 55,8% dos concluintes sabem abaixo do básico na disciplina (eram 57,7% em 2010)

Em língua portuguesa, só 0,5% tem nível de proficiência avançado e 34,4% não dominam nem o básico quando saem da escola. Os dados, do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), foram divulgados na noite desta sexta-feira, 8, pela Secretaria da Educação.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, subiu de 9,8% para 14,8% no último triênio o número de estudantes que dominam língua portuguesa no nível avançado. Em matemática, nesse mesmo nível, o crescimento foi de 8,2% para 9,7%. O porcentual de alunos que aprenderam os conteúdos adequadamente é de 33,5% (em língua portuguesa) e de 27,1% (em matemática).

No ciclo 2 do ensino fundamental, agora 10,1% sabem matemática pelo menos no nível adequado. Em língua portuguesa, esta taxa é de 15,6%.

As notas das disciplinas são combinadas para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que também leva em consideração indicadores de aprovação, reprovação e abandono. O Idesp global (de todas as séries) é de 2,59 - em 2011 havia sido de 2,61.

O maior avanço foi registrado no ensino médio. O índice aumentou de 1,78 para 1,91 em um ano. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Idesp passou de 4,24 para 4,28 e, nos anos finais, caiu de 2,57 para 2,50. O Idesp é utilizado para calcular o bônus pago aos professores da rede.

Nota da redação: Os graus de avaliação da educação: Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado.

Medicina cubana errou no diagnóstico de Chavez

Novas informações afirmam que medicina cubana errou no diagnóstico de Hugo Chavez.
 
O médico venezuelano José Rafael Marquina, que mora em Miami, já tinha afirmado que não se tratava de câncer de cólon e sim rabdomiossarcoma do músculo psoas, localizado na cavidade pélvica. Segundo ele o tumor não foi tratado corretamente com quimioterapia quando a rabdomiossarcoma responde melhor a radioterapia. A mudança de tratamento pode ter provocado mutação no turmor tornando-se mais resistente. Com radioterapia o tumor poderia ter sido até mesmo extirpado mas, ao contrário, houve uma recidiva muito rápida.

Por último o comandante da guarda presidencial afirmou que Chavez morreu de infarto e teria dito que não queria morrer.