quinta-feira, 26 de março de 2020

O mapa do corona: os mortos em cada país

O vírus se espalha e mata mais na Itália e menos na Alemanha. A imigração chinesa em Prato, ao norte da Itália e a discriminação da comunidade com mais de 300 mil no país.
Por Edson Joel Hirano Kamamkura de Souza

Exatamente 351 mil pessoas estão infectadas pelo corona vírus ao redor do mundo, neste momento e 22.165 morreram. Entre contaminados, recuperados e mortos, a China lidera o ranking com 81.285, seguido da Itália com 74.386, Estados Unidos com 69.219. 

Um dos países que mais chama a atenção pela incidência é a Itália com mais de 57 mil casos ativos e mais de 7.500 mortos. Vários fatores são analisados para explicar quais motivos levaram o país carregar a liderança na lista de mortos por conta do virus corona, chamado Covid-19. Até ontem os americanos registraram mais de 1.324 mortos e 65 mil contaminados.

O Brasil tem 2.554 casos registrados com 59 mortos. No Estado de São Paulo são 862 casos e Rio de Janeiro, 370.

Imigração chinesa na Itália

Prato, cidade italiana da região de Toscana, com 200 mil habitantes tem, pelo menos, 25 mil chineses que chegaram à região – procedentes de Weinzhou – para ocupar as tecelagens falidas da região que era conhecida como centro têxtil do país.

Os imigrantes – a maioria sem documentos – abriram novas fábricas e comércios diversos na região. As tecelagens equiparam-se com tecnologia chinesa e passaram a produzir roupas no estilo Made In Italy, preferidos pelas mulheres chinesas. Os empregos para nativos caíram drasticamente e passaram a ser ocupados também por imigrantes africanos. A produção local de roupas inunda as cidades italianas, espanholas e alemãs. Prato é a maior concentração de imigrantes do país – cerca de 25% - contra uma média de 6% em todo país.

Hoje a comunidade chinesa na Itália chega a 300 mil e passa dificuldades por conta da pandemia. Os casos de agressão e discriminação são grandes. Os jovens estudantes da comunidade sofrem intensa dificuldade. O comércio entre China e Itália atinge 40 bilhões de euros.

Italianos acusam, chineses se defendem

Apesar da Itália ter se tornado o país com maior número de infectados e mortos na pandemia, fora da China, a comunidade chinesa diz que nenhum Ítalo-Chinês teria sido infectado. As acusações associam ao fato de que o vírus que proliferou na China foi trazido para o norte da Itália - onde há grande concentração de chineses - durante as visitas que fizeram aos parentes no ano novo chinês, quando o país fica 30 dias em comemorações. 

O corona surgiu entre setembro e dezembro na China e a explosão da contaminação ocorreu no começo do ano naquele país, exatamente durante as comemorações. Essa coincidência de fatos e datas são suficientes para muitos acreditarem que o vírus se espalhou rápido na Itália, principalmente no norte.

Elogios e críticas

O alemão Thorsten Benner é,diretor do Instituto de Política Pública Global em Berlim ao mesmo tempo que agradeceu as doações e ajuda, criticou a China afirmando 
“ser grande a culpa do governo chinês que a epidemia tenha sido capaz de se espalhar tanto.” A ditadura chinesa demorou semanas para alertar a comunidade mundial sobre a existência do corona e isso permitiu seu alastramento.

Os mortos na Itália

Até ontem a Itália contabilizava 7.503 mortos desde o início da pandemia do corona e nas últimas 24 horas houve queda nesse registro. São mais de 58 mil contaminados, ainda.  Bergamo, Lombardia e Emilia-Romanha são as áreas mais afetadas. A Itália é um país com percentual de idosos grande mas os próprios italianos afirmam que o sistema de saúde do país é falho e o grande número de mortos decorre disso. Outro fator levantado é a maior concentração de pessoas, por m2.

Alemanha: letalidade menor

Opostamente a baixa qualidade e eficácia do sistema de saúde da Itália - onde o índice de letalidade chegou a 8,4%, - o número de mortos vítimas do vírus na Alemanha é um dos mais baixos do mundo: 0,4%.

As casas na Alemanha tem número baixo de ocupantes e seu sistema de saúde é um dos melhores da Europa. Foram registrados 22.700 casos de infecções e 86 mortes (dados do dia 22 de março). No mundo a média do índice de mortalidade é de 3,4%. Resta citar que  a Alemanha é o país com o maior número de idosos da Europa, abaixo apenas da Itália: 25%.

Média de idade dos contaminados

Na Alemanha a média de idade é 47 anos e pouco mais de 18% tem acima de 60 anos. Na Espanha os idosos infectados são 48% e na Itália, 58%.

Hospitais

A qualidade do sistema de saúde alemão deve ser considerado com fato principal para o baixo número de vitimas fatais do corona. Existem 25 mil leitos de UTI disponíveis no país (algo em torno de 30 leitos para cada 100 mil habitantes) enquanto a França tem 7 mil, Inglaterra e Itália 5 mil. Os Estados Unidos lideram em número de leitos/100 mil habitantes: 34,5.