quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Guia de utilização de bateria (lítio) de note

Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

- Devo retirar a bateria quando ligar o notebook na energia?
- Devo descarregar toda a carga da bateria antes de carrega-la novamente?
- Bateria de lítio dá efeito memória?
- Em que condições a bateria diminui sua vida útil?

Provavelmente você já se perguntou sobre isso ou pelo menos teve dúvidas sobre o uso correto da bateria do seu net ou note. O que é, afinal, falso ou verdadeiro? Como você deve proceder para manter a bateria em bom estado e prolongar sua vida útil?

Não sou especialista na área mas, no meu ramo de atividade, passo a maior parte do tempo em frente à televisão e ilhas de edição –computadores e câmeras sofisticadas com muita tecnologia . Entende-los melhor passou a ser regra. E deparei-me com uma dúvida de uma amiga sobre bateria de note. Relacionei algumas informações úteis. Refiro-me sempre as baterias de lítio - células de lítio metálico que produzem uma tensão duas vezes maior que as baterias comuns - mais largamento utilizadas em equipamentos eletrônicos.

EFEITO MEMÓRIA

As baterias de lítio não viciam, isto é, não sofrem o efeito memória. Portanto, você não precisa “descarregar” a bateria para recarregar depois. Ela pode ser carregada qualquer que seja o nível de carga que tenha. Muitos ainda acreditam ser necessário “zerar a carga” para ligar a tomada. Isso, aliás, é prejudicial.
 
DEVO RETIRAR A BATERIA QUANDO LIGAR O NOTE BOOK NA ENERGIA ?

Se a sua preocupação é causar danos à bateria se o note ficar constantemente ligado a corrente de energia, a resposta é não. Se a bateria estiver descarregada, ao ligar na energia, ela carregará (um led luminoso indicará essa condição) e quando estiver full o sistema aciona o “by-pass” e ela deixa de receber energia. Portanto, você não precisa tirar a bateria do note por esse motivo.

Porém, existe um bom motivo para você retirar a bateria: se o hardware do seu note aquecer demais – acima de 60 graus – o calor gerado prejudicara a vida útil da bateria, principalmente se ela estiver 100% carregada. Nada é pior para uma bateria do que estar com 100% de carga e exposta ao calor.

FAZ MAL PARA A BATERIA DEIXAR DESCARREGAR ATÉ O FINAL?

Sim, descarregar a bateria (zero% ) até o computador desligar, pode danifica-la. Melhor é descarregar até 20% a 30%. Com o tempo o sensor que mede a capacidade de carga pode descalibrar. Alguns notes tem ferramentas, na BIOS, que permitem recalibrar o sensor (nada mais é que do que uma descarga completa seguida de uma carga completa).

COMO RECALIBRAR O SENSOR DE MEDIÇÃO DE CARGA?

- Carregue 100% a bateria.
- Deixe-a em repouso durante duas horas, pelo menos.
- No Painel de Controle configure para hibernação automática aos 3% de capacidade.
- Deixe o computador descarregar até hibernar e mantenha-o neste estado durante 5 horas.
- Ligue o note na energia e deixe carregar a bateria até 100%.

CONSERVAÇÃO PROLONGADA

Caso necessite conservar a bateria por um longo período, carregue-a com 40% da sua capacidade e a mantenha em local fresco e seco. Você também pode conservar na geladeira (0ºc – 10ºc) desde que a bateria esteja acondicionada numa embalagem hermeticamente fechada que a isole de qualquer umidade.

Simples assim.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cidade abandonada

Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

Marília é uma cidade abandonada. Vítima da corrupção e da incompetência, sua população padece diante do abandono. Bulgareli, um prefeito fraco, alimentado pela ganância - e pela inocência de um jovem de 36 anos que sonha ser dono da cidade - pode acabar na prisão tal e qual Nelson Granciere, o seu ex Secretário da Fazenda, ex Chefe de Gabinete e, certamente, seu ex candidato.

Nelson só tem um bom e razoável motivo para insistir numa candidatura: se qualquer outro sentar na cadeira de prefeito, antes dele, restará se conformar a almoçar quentinhas durante longos anos. Ou alguém acha o contrário?

Estas são cenas das ruas do Bairro Parati. Mato, buraco e abandono.































quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cachorro velho

Uma velha senhora foi para um safari na África e levou seu velho vira-lata com ela. Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido. Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço. O cachorro velho pensa:

-Oh, oh! Estou mesmo enrascado ! Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão. Em vez de apavorar-se, o velho cão ajeita-se junto ao osso mais próximo e começa a roê-lo, dando as costas ao predador. Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto:

-Cara, este leopardo estava delicioso ! Será que há outros por aí ?

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado, e se esgueira na direção das árvores.

-Caramba!, - pensa o leopardo. - Essa foi por pouco. O velho vira-lata quase me pega!

Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira. Em troca de proteção para si, informaria ao predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum.
E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vê correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa : -Aí tem coisa!

O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo. O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz: -'Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro abusado!' Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa: -E agora, o que é que eu posso fazer ?

Mas, em vez de correr (sabe que suas pernas doloridas não o levariam longe...) o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores e, fazendo de conta que ainda não os viu o cão diz :

- Cadê o filha da puta daquele macaco? Tô morrendo de fome! Ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e não chega nunca! '

Moral da história: não mexa com cachorro velho... idade e habilidade se sobrepõem à juventude e intriga. Sabedoria só vem com idade e experiência.

(Li no Facebook do meu amigo Nery Porchia, reitor de uma universidade em Marília)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Manobra pode levar Bulgareli para a cadeia

Jornal Diário de Marília

A manobra articulada pelo prefeito Mário Bulgareli, com auxílio do setor jurídico da prefeitura, para recolocar Nelson Granciéri nos cargos de chefe de gabinete e secretário da Fazenda tem por objetivo principal ludibriar a Justiça e criar um álibi para abrir caminho ao retorno em definitivo do braço direito da administração municipal.
 
O mérito da liminar que obriga Nelsinho a seguir afastado de suas antigas atribuições – por cobrança de propina e coação de testemunhas – será julgado pela 11ª Câmara do Tribunal de Justiça no próximo dia 6 de fevereiro e uma das coisas que já pesou para a negativa anterior do TJ em anular os efeitos do dispositivo legal foi justamente o fato de Granciéri ter pedido sua exoneração.
 
Pesa ainda contra ele a descoberta posterior de um esquema que movimentava cerca de R$ 500 mil por mês em pagamentos a aliados para a manutenção do quadro político na cidade. O fato veio à tona após devassa da Polícia Federal e do Gaeco na casa de Nelsinho e na prefeitura. Ao ser preso, no início de dezembro, ele confessou à PF a existência de um mensalão com o aval de Bulgareli.
 
Desta forma, fica evidente que a procuradoria do município, o próprio prefeito e os advogados de defesa estão atuando de forma conjunta e têm interesses comuns. Essa manobra pode colocar Bulgareli em situação bastante delicada se a Justiça entender que há elementos concretos que comprovem a desobediência a uma determinação judicial em vigência.
 
O CASO
 
De maneira disfarçada a prefeitura publicou no último dia 30 de dezembro, no Diário Oficial, portaria revogando a exoneração de Nelsinho dos antigos cargos e outra revigorando os dispositivos que em 2009 o empossaram como chefe de gabinete e secretário da Fazenda. Na mesma edição o prefeito designa seu motorista, Luiz Walter Simões, para responder interinamente pelo gabinete. O secretário da Economia e Planejamento, Adelson Lelis, segue também acumulando o cargo de secretário da Fazenda. Ou seja, atualmente a administração conta com duas pessoas para desempenhar cada uma dessas funções.