quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Guia de utilização de bateria (lítio) de note



  
- Devo retirar a bateria quando ligar o notebook na energia?
- Devo descarregar toda a carga da bateria antes de carrega-la novamente?
- Bateria de lítio dá efeito memória?
- Em que condições a bateria diminui sua vida útil?

Provavelmente você já se perguntou sobre isso ou pelo menos teve dúvidas sobre o uso correto da bateria do seu net ou note. O que é, afinal, falso ou verdadeiro? Como você deve proceder para manter a bateria em bom estado e prolongar sua vida útil?

Não sou especialista na área – meu negócio é produção de vídeo – mas, no meu ramo de atividade, passo a maior parte do tempo em frente à televisão e ilhas de edição –computadores e câmeras sofisticadas com muita tecnologia  . Entende-los melhor passou a ser regra. E deparei-me com uma dúvida de uma amiga sobre bateria de note. Relacionei algumas informações úteis. Refiro-me sempre as baterias de lítio - células de lítio metálico que produzem uma tensão duas vezes maior que as baterias comuns - mais largamento utilizadas em equipamentos eletrônicos.

EFEITO MEMÓRIA
As baterias de lítio não viciam, isto é, não sofrem o efeito memória. Portanto, você não precisa “descarregar” a bateria para recarregar depois. Ela pode ser carregada qualquer que seja o nível de carga que tenha. Muitos ainda acreditam ser necessário “zerar a carga” para ligar a tomada. Isso, aliás, é prejudicial. 

DEVO RETIRAR A BATERIA QUANDO LIGAR O NOTE BOOK NA ENERGIA ?
Se a sua preocupação é causar danos à bateria se o note ficar constantemente ligado a corrente de energia, a resposta é não. Se a bateria estiver descarregada, ao ligar na energia, ela carregará (um led luminoso indicará essa condição) e quando estiver full o sistema aciona o “by-pass” e ela deixa de receber energia. Portanto, você não precisa tirar a bateria do note por esse motivo.

Porém, existe um bom motivo para você retirar a bateria: se o hardware do seu note aquecer demais – acima de 60 graus – o calor gerado prejudicara a vida útil da bateria, principalmente se ela estiver  100% carregada. Nada é pior para uma bateria do que estar com 100% de carga e exposta ao calor.

FAZ MAL PARA A BATERIA DEIXAR DESCARREGAR ATÉ O FINAL?
Sim, descarregar a bateria (zero% ) até o computador desligar, pode danifica-la. Melhor é descarregar até 20% a 30%. Com o tempo o sensor que mede a capacidade de carga pode descalibrar. Alguns notes tem ferramentas, na BIOS, que permitem recalibrar o sensor (nada mais é que do que uma descarga completa seguida de uma carga completa).

COMO RECALIBRAR O SENSOR DE MEDIÇÃO DE CARGA?
- Carregue 100% a bateria.
- Deixe-a  em repouso  durante duas horas, pelo menos.
- No Painel de Controle configure para hibernação automática aos 3% de capacidade.
- Deixe o computador descarregar até hibernar  e mantenha-o neste estado durante 5 horas.
- Ligue o note na energia e deixe carregar a bateria até 100%.


CONSERVAÇÃO PROLONGADA
Caso necessite conservar a bateria por um longo período, carregue-a com 40% da sua capacidade e a mantenha em local fresco e seco. Você também pode conservar na geladeira (0ºc – 10ºc) desde que a bateria esteja acondicionada numa embalagem hermeticamente fechada que a isole de qualquer humidade.

Simples assim.