terça-feira, 17 de setembro de 2019

Ensino em tempo integral: resultados irrelevantes


Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

São bons os resultados obtidos com as chamadas Escolas em Tempo Integral? Resposta: não!

O IAB, Instituto Alfa e Beto mostra que o ensino em tempo integral apresenta resultados modestos pelo volume das ações, aparato e envolvimento profissional.

O estudo elaborado pela Consultoria iDados baseado nas informações do Inep/Prova Brasil, ENEM e Censo da Educação Básica mostra que os benefícios são irrelevantes na relação do tempo da jornada utilizada na escola e as notas dos alunos, nas diversas avaliações.

Mesmo assim o governo anunciou investimentos organizando dois tipos de jornada ampliada de estudos para os alunos: Escolas de Tempo Integral (ETI) e o Novo Modelo de Escola de Tempo Integral (PEI). Hoje são mais de 530 escolas com 152 mil estudantes com jornadas até 9 horas e meia e três refeições diárias. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo inclui na matriz curricular "orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração do projeto de vida."

Os professores atuam em regime de dedicação exclusiva com gratificação de 75% no salário.

João Batista Oliveira, diretor do IAB, diz que "há fortes evidências de que o tempo gasto pelo professor em tarefas de ensino tem forte correlação com as notas dos alunos. Mas as correlações entre o número total de horas gastas na escola e as notas são muito mais frágeis."

As figuras abaixo mostram dados relacionando a duração do tempo escolar com as notas dos alunos. Cada ponto representa uma escola – estão representadas apenas escolas públicas.

Relação entre nota em Matemática na Prova Brasil e tempo médio de duração da jornada escolar diária por escola – 5º ano


Relação entre nota em Matemática na Prova Brasil e tempo médio de duração da jornada escolar diária por escola – 9º ano


Relação entre nota média no Enem e tempo médio de duração da jornada escolar diária
o
Fonte: Inep/Prova Brasil, ENEM, Censo da Educação Básica.
Elaboração: Consultoria IDados.

A amostra foi restrita a turmas com duração entre 120 e 720 minutos. O tempo é definido nos questionários do MEC como a diferença entre hora de entrada e saída na escola.

• A jornada no eixo x é a média das turmas em cada escola. Esses dados referem-se aos anos de 2013, 2015 e 2017, no caso do 5º e 9º ano. No caso do ENEM elas incluem todas as escolas participantes entre 2012 e 2017.

• O tempo de 420 minutos (7 horas) seria uma “jornada máxima” diária factível. Não é claro o que ocorre com as escolas cujas turmas têm duração de 600 minutos, por exemplo. Portanto, a partir dos 420 minutos a interpretação da relação da jornada com a nota é meio incerta.

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