quinta-feira, 13 de junho de 2019

Decreto nº 9.765 / Política Nacional de Alfabetização

Institui a Política Nacional de Alfabetização

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. , § 1º, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e no art. , caput, inciso I, da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, DECRETA:


CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS


Art. 1º Fica instituída a Política Nacional de Alfabetização, por meio da qual a União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, implementará programas e ações voltados à promoção da alfabetização baseada em evidências científicas, com a finalidade de melhorar a qualidade da alfabetização no território nacional e de combater o analfabetismo absoluto e o analfabetismo funcional, no âmbito das diferentes etapas e modalidades da educação básica e da educação não formal. Ver tópico

Art. 2º Para fins do disposto neste Decreto, considera-se: Ver tópico 

I - alfabetização - ensino das habilidades de leitura e de escrita em um sistema alfabético, a fim de que o alfabetizando se torne capaz de ler e escrever palavras e textos com autonomia e compreensão; Ver tópico
II - analfabetismo absoluto - condição daquele que não sabe ler nem escrever; Ver tópico
III - analfabetismo funcional - condição daquele que possui habilidades limitadas de leitura e de compreensão de texto; Ver tópico
IV - consciência fonêmica - conhecimento consciente das menores unidades fonológicas da fala e a habilidade de manipulá-las intencionalmente; Ver tópico
V - instrução fônica sistemática - ensino explícito e organizado das relações entre os grafemas da linguagem escrita e os fonemas da linguagem falada; Ver tópico
VI - fluência em leitura oral - capacidade de ler com precisão, velocidade e prosódia; Ver tópico
VII - literacia - conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas com a leitura e a escrita e sua prática produtiva; Ver tópico
VIII - literacia familiar - conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita, as quais a criança vivencia com seus pais ou cuidadores; Ver tópico
IX - literacia emergente - conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas com a leitura e a escrita, desenvolvidos antes da alfabetização; Ver tópico
X - numeracia - conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas com a matemática; e Ver tópico
XI - educação não formal - designação dos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem fora dos sistemas regulares de ensino. Ver tópico


CAPÍTULO II
DOS PRINCÍPIOS E OBJETIVOS


Art. 3º São princípios da Política Nacional de Alfabetização: Ver tópico

I - integração e cooperação entre os entes federativos, respeitado o disposto no § 1º do art. 211 da Constitução; Ver tópico
II - adesão voluntária dos entes federativos, por meio das redes públicas de ensino, a programas e ações do Ministério da Educação; Ver tópico
III - fundamentação de programas e ações em evidências provenientes das ciências cognitivas; Ver tópico
IV - ênfase no ensino de seis componentes essenciais para a alfabetização: Ver tópico
a) consciência fonêmica; Ver tópico
b) instrução fônica sistemática; Ver tópico
c) fluência em leitura oral; Ver tópico
d) desenvolvimento de vocabulário; Ver tópico
e) compreensão de textos; e Ver tópico
f) produção de escrita; Ver tópico
V - adoção de referenciais de políticas públicas exitosas, nacionais e estrangeiras, baseadas em evidências científicas; Ver tópico
VI - integração entre as práticas pedagógicas de linguagem, literacia e numeracia; Ver tópico
VII - reconhecimento de que o desenvolvimento integral da criança pressupõe a inter-relação e a interdependência dos domínios físico, socioemocional, cognitivo, da linguagem, da literacia e da numeracia; Ver tópico
VIII - aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática básica como instrumento de superação de vulnerabilidades sociais e condição para o exercício pleno da cidadania; Ver tópico
IX - igualdade de oportunidades educacionais; e Ver tópico
X - reconhecimento da família como um dos agentes do processo de alfabetização. Ver tópico

Art. 4º São objetivos da Política Nacional de Alfabetização: Ver tópico

I - elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização, da literacia e da numeracia, sobretudo nos primeiros anos do ensino fundamental, por meio de abordagens cientificamente fundamentadas; Ver tópico
II - contribuir para a consecução das Metas 5 e 9 do Plano Nacional de Educação de que trata o Anexo à Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014; Ver tópico
III - assegurar o direito à alfabetização a fim de promover a cidadania e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do País; Ver tópico
IV - impactar positivamente a aprendizagem no decorrer de toda a trajetória educacional, em suas diferentes etapas e níveis; e Ver tópico
V - promover o estudo, a divulgação e a aplicação do conhecimento científico sobre literacia, alfabetização e numeracia. Ver tópico


CAPÍTULO III
DAS DIRETRIZES

Art. 5º Constituem diretrizes para a implementação da Política Nacional de Alfabetização: Ver tópico 

I - priorização da alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental; Ver tópico
II - incentivo a práticas de ensino para o desenvolvimento da linguagem oral e da literacia emergente na educação infantil; Ver tópico
III - integração de práticas motoras, musicalização, expressão dramática e outras formas artísticas ao desenvolvimento de habilidades fundamentais para a alfabetização; Ver tópico
IV - participação das famílias no processo de alfabetização por meio de ações de cooperação e integração entre famílias e comunidade escolar; Ver tópico
V - estímulo aos hábitos de leitura e escrita e à apreciação literária por meio de ações que os integrem à prática cotidiana das famílias, escolas, bibliotecas e de outras instituições educacionais, com vistas à formação de uma educação literária; Ver tópico
VI - respeito e suporte às particularidades da alfabetização nas diferentes modalidades especializadas de educação; Ver tópico
VII - incentivo à identificação precoce de dificuldades de aprendizagem de leitura, de escrita e de matemática, inclusive dos transtornos específicos de aprendizagem; e Ver tópico
VIII - valorização do professor da educação infantil e do professor alfabetizador. Ver tópico


CAPÍTULO IV 
DO PÚBLICO-ALVO

Art. 6º A Política Nacional de Alfabetização tem por público-alvo: Ver tópico

I - crianças na primeira infância; Ver tópico
II - alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; Ver tópico

III - alunos da educação básica regular que apresentam níveis insatisfatórios de alfabetização; Ver tópico
IV - alunos da educação de jovens e adultos; Ver tópico
V - jovens e adultos sem matrícula no ensino formal; e Ver tópico
VI - alunos das modalidades especializadas de educação. Ver tópico

Parágrafo único. São beneficiários prioritários da Política Nacional de Alfabetização os grupos a que se referem os incisos I e II do caput. Ver tópico

Art. 7º São agentes envolvidos na Política Nacional de Alfabetização: Ver tópico

I - professores da educação infantil; Ver tópico
II - professores alfabetizadores; Ver tópico
III - professores das diferentes modalidades especializadas de educação; Ver tópico
IV - demais professores da educação básica; Ver tópico
V - gestores escolares; Ver tópico
VI - dirigentes de redes públicas de ensino; Ver tópico
VII - instituições de ensino; Ver tópico
VIII - famílias; e Ver tópico
IX - organizações da sociedade civil. Ver tópico


CAPÍTULO V
DA IMPLEMENTAÇÃO


Art. 8º A Política Nacional de Alfabetização será implementada por meio de programas, ações e instrumentos que incluam: Ver tópico

I - orientações curriculares e metas claras e objetivas para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental; Ver tópico 
II - desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos cientificamente fundamentados para a literacia emergente, a alfabetização e a numeracia, e de ações de capacitação de professores para o uso desses materiais na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; Ver tópico
III - recuperação e remediação para alunos que não tenham sido plenamente alfabetizados nos anos iniciais do ensino fundamental ou que apresentem dificuldades de aprendizagem de leitura, escrita e matemática básica; Ver tópico
IV - promoção de práticas de literacia familiar; Ver tópico
V - desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos específicos para a alfabetização de jovens e adultos da educação formal e da educação não formal; Ver tópico
VI - produção e disseminação de sínteses de evidências científicas e de boas práticas de alfabetização, de literacia e de numeracia; Ver tópico
VII - estímulo para que as etapas de formação inicial e continuada de professores da educação infantil e de professores dos anos iniciais do ensino fundamental contemplem o ensino de ciências cognitivas e suas aplicações nos processos de ensino e de aprendizagem; Ver tópico
VIII - ênfase no ensino de conhecimentos linguísticos e de metodologia de ensino de língua portuguesa e matemática nos currículos de formação de professores da educação infantil e de professores dos anos iniciais do ensino fundamental; Ver tópico
IX - promoção de mecanismos de certificação de professores alfabetizadores e de livros e materiais didáticos de alfabetização e de matemática básica; Ver tópico
X - difusão de recursos educacionais, preferencialmente com licenças autorais abertas, para ensino e aprendizagem de leitura, de escrita e de matemática básica; Ver tópico
XI - incentivo à produção e à edição de livros de literatura para diferentes níveis de literacia; Ver tópico
XII - incentivo à formação de gestores educacionais para dar suporte adequado aos professores da educação infantil, aos professores do ensino fundamental e aos alunos; e Ver tópico
XIII - incentivo à elaboração e à validação de instrumentos de avaliação e diagnóstico. Ver tópico


CAPÍTULO VI
DA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO


Art. 9º Constituem mecanismos de avaliação e monitoramento da Política Nacional de Alfabetização: Ver tópico 

I - avaliação de eficiência, eficácia e efetividade de programas e ações implementados; Ver tópico
II - incentivo à difusão tempestiva de análises devolutivas de avaliações externas e ao seu uso nos processos de ensino e de aprendizagem; Ver tópico
III - desenvolvimento de indicadores para avaliar a eficácia escolar na alfabetização; Ver tópico
IV - desenvolvimento de indicadores de fluência em leitura oral e proficiência em escrita; e Ver tópico
V - incentivo ao desenvolvimento de pesquisas acadêmicas para avaliar programas e ações desta Política. Ver tópico


CAPÍTULO VII
DISPOSIÇÕES FINAIS


Art. 10º Compete ao Ministério da Educação a coordenação estratégica dos programas e das ações decorrentes desta Política Nacional de Alfabetização. Ver tópico

Art. 11º A colaboração dos entes federativos na Política Nacional de Alfabetização se dará por meio de adesão voluntária, na forma a ser definida em instrumentos específicos dos respectivos programas e ações do Ministério da Educação e de suas entidades vinculadas. Ver tópico

Art. 12º Para fins de implementação da Política Nacional de Alfabetização, a União poderá prestar assistência técnica e financeira aos entes federativos, que será definida em ato próprio de cada programa ou ação. Ver tópico

Art. 13º A assistência financeira da União, de que trata o art. 12, correrá por conta das dotações consignadas na Lei Orçamentária Anual ao Ministério da Educação e às suas entidades vinculadas, de acordo com a sua área de atuação, observados a disponibilidade e os limites estipulados na legislação orçamentária e financeira. Ver tópico

Art. 14º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação. Ver tópico


Brasília, 11 de abril de 2019; 198º da Independência e 131º da República.
JAIR MESSIAS BOLSONARO
Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub
Este texto não substitui o publicado no DOU de 11.4.2019 - Edição extra