sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Pós e mestrados tem pouco impacto no desempenho de alunos, diz pesquisa


Pesquisas apontam evidências ignoradas pelos governantes. (Foto Getty Images)

Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

As análises foram realizadas pela Consultoria iDados, do Instituto Alfa e Beto e foram publicadas no documento "Para desatar os nós da educação: Uma nova agenda", assinado pelo especialista na área, professor João Batista Araújo.

Esse documento analisa, entre outros assuntos, a evolução da matrícula e financiamento, qualidade da educação, as determinantes do desempenho escolar e apresenta propostas de longo e curto prazos como "transformar o magistério numa carreira atraente para pessoas com elevado desempenho acadêmico; substituir a cultura de leis e regulação por políticas baseadas em evidências, incentivos e resultados; inserir as políticas de educação no contexto da formação de capital humano; estabelecer um currículo de qualidade e implementar as medidas decorrentes em relação aos livros didáticos; reformar a reforma do ensino médio; aprimorar o sistema de avaliação; dar chances para a juventude engajar-se no mundo do trabalho e equacionar o financiamento da educação."

Os estudos da Consultoria iDados concluíram, também:

- É praticamente nula a relação entre tamanho da população de um município e o desempenho dos alunos da rede pública, em Matemática.
- Não há diferenças no desempenho das redes estaduais x redes municipais.
- Maior volume de despesas pelos municípios não gera impacto significativo na qualidade.
- O ensino em tempo integral apresenta resultados modestos e gera custos altos.

Professores com títulos melhoram notas dos alunos?

Destacam-se dois assuntos que chamam a atenção: a irrelevância da correlação Professores com títulos x Desempenho dos alunos e Salários x Desempenho escolar.


- Títulos de pós-graduação aumentam entre 0,2 e 1,4 pontos na prova de Matemática do 5º ano – essa prova tem um desvio-padrão de 50 pontos, portanto são aumentos irrelevantes.
- O mesmo ocorre nas séries finais. Seria de se esperar um aumento significativo devido aos cursos de Mestrado, pois estes deveriam contribuir para um maior nível de conhecimento dos conteúdos ensinados.


A pesquisa científica do iDados também concluiu que o salário do professor tem pouco impacto no desempenho dos alunos.
 
- As figuras acima mostram o ganho de pontos em função do salário dos professores do 5° e 9° anos, comparado com um salário referência de R$ 1.405,00.

- Os ganhos são modestos. Nas séries iniciais, cada R$ 500 aumenta um ponto na nota, nas séries finais, os aumentos precisam ser mais vultosos para impactar nas notas. Vale observar a diferença entre 2,8 e 3,2 mil reais e um salário de mais de 6,5 mil reais: é o dobro do custo para um aumento de apenas 2 pontos.

- A maior diferença é de 6 pontos (meio ano escolar) para uma diferença salarial de mais de 5.000 reais/mês. Essa diferença é estatisticamente significante.

Fonte: Instituto Alfa e Beto