quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Comandante Rolim: uma entrevista no ar

Rolim Adolfo Amaro nasceu no dia 15 de setembro de 1942, em Pereira Barreto (SP) e morreu no dia 8 de julho de 2001, aos 59 anos, em acidente com helicóptero.

Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

De certa forma eu já era figurinha conhecida entre os passageiros da TAM, particularmente no voo Marília-São Paulo-Campo Grande. Nas datas festivas ganhava todos os brindes possíveis e imagináveis, sorteados na ida... e na volta. Sendo de Marília, conhecia bem a história da TAM.

Naquela época a empresa aérea patrocinava o São Paulo Futebol Clube. Como corinthiano não perdi a piada quando me encontrei com o Comandante Rolim, no portão de embarque de Congonhas, como ele costumava fazer para recepcionar seus clientes no tapete vermelho.

- Parabéns, Comandante! Feliz em poder te encontrar aqui e saber que essa história que você acorda cedo para receber seus passageiros é verdadeira - disse ao dono da TAM - que significava Transportes Aéreos Marília - cidade onde ele começou seus negócios.

Rolim perguntou meu nome e de onde era. Quando soube que vinha da sua antiga base curioso quis saber sobre a cidade, falou de seus amigos e me desejou uma boa viagem.

Porém, antes de entrar pelo portão fiz uma pergunta que o deixou curioso e surpreso:

- O ar condicionado das suas aeronaves foram trocados por novos?
- Não! Por que? - respondeu indagativo.
- Eles estão bem mais frescos - afirmei com um sorriso provocativo e olhando para o avião que ostentava um gigantesco símbolo do SPFC.

O Comandante Rolim olhou para a aeronave... e, três segundos depois, gargalhou com a brincadeira.
- Que maldade! - exclamou, rindo.

Entrevista no ar

Em 1979 a TAM abriu uma linha regional em Lins e o voo inaugural foi comandado pelo próprio Rolim. Para comemorar o evento, como rádio repórter, fiz uma surpresa aos ouvintes: transmiti, ao vivo, uma entrevista com o dono da TAM enquanto ele pilotava a aeronave Bandeirante, sobre a cidade.

- Confesso que estou emocionado porque é a primeira vez que sou entrevistado, ao vivo, enquanto piloto minha própria aeronave.

O comandante falou de seus projetos regionais e o sonho de inaugurar os voos internacionais, o que só ocorreram por volta de 1995.

A Táxi Aéreo Marília nasceu em 1961 criada por um grupo de dez jovens pilotos. Em 64 Rolim tornou-se um dos funcionários. Em 1966 Rolim deixou a TAM mas, dez anos depois, foi convidado a voltar para a empresa então comandada por Orlando Ometto, como sócio minoritário. Em 1970 foi criada a Transportes Aéreos Regionais e, cinco anos depois, Rolim se tornou único dono.

Em 80 inaugurou os serviços com o Fokker F-27 e, em 89, com os jatos F-100. Em 95 iniciou os voos internacionais com os Airbus 330-220.