sábado, 3 de maio de 2014

Apple x Samsung. Mas a guerra é com o Google.



A Samsung deverá pagar a Apple cerca de U$ 119,6 milhões por infringir patentes da concorrente na linha de smartphones. A Apple também foi condenada pelos mesmos motivos e deverá botar no bolso da Samsung cerca U$ 158 mil pelos mesmos motivos.

Para a Apple a concorrente infringiu cinco patentes (correção automática de palavras, deslizar o dedo na tela para desbloqueio, busca, sincronia em segundo plano) e para a Samsung a Apple bifou duas patentes relacionadas ao uso de câmeras e transmissão de vídeo.

Nesta guerra o objetivo é único: um rico mercado de 400 bilhões de dólares disputado palmo a palmo entre as duas gigantes na venda de smartphones. E a sul coreana está vencendo a disputa. Em 2007 ela detinha só 5% do mercado na época liderado pela Apple. Hoje a Samsung lidera com 34% enquanto a concorrente amarga 15% de participação. Em menos de 4 anos a Apple perdeu mais de 12% nas vendas.

Na verdade existe uma outra guerra em andamento: Apple x Google.
Os iPhones utilizavam o sistema de busca da Google, até então principal parceira da Apple. Mas Steve Jobs cometeu um grande erro: quis criar seu próprio buscador, concorrendo com o principal produto da Google. Em resposta a ex-parceira criou o sistema Android que hoje domina 70% de todos os smartphones vendidos no planeta.