segunda-feira, 23 de março de 2015

PT quer jogar negros contra médicos do SUS

Uma campanha do próprio governo federal tenta jogar os negros contra médicos do SUS anunciando que “… em 2012 a taxa de mortalidade por doença falciforme entre pessoas pretas foi de 0.73 mortes e 0.28 entre pardas, enquanto na população branca foi de 0.08 (por 100.000 habitantes)”. 

No site ainda existe uma convocação: "Se presenciar casos de racismo na rede pública de saúde, disque 136 e denuncie."

Ocorre que a anemia falciforme é uma doença predominante entre negros, por genética e hereditariedade, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Qualquer livro médico diz que a anemia falciforme pode matar mais negros do que brancos. Portanto isso ocorre não porque os médicos do SUS sejam racistas.

“Quem deveria de verdade sofrer campanha anti-racismo neste caso são as doenças e não os profissionais que trabalham no SUS. Vamos colocar no holofote as atitudes racistas que a anemia falciforme propaga, assim como o câncer de próstata e a hipertensão arterial, que insiste em adoecer mais negros do que brancos”, ironizou a página Academia Médica.

A doutora Martha Mariana Arruda, médica hematologista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, sobre o assunto, afirma:

- Dizer que os pacientes falciforme morrem mais porque o SUS é racista equivale a dizer que as mulheres morrem mais de câncer de colo uterino do que os homens porque o SUS é machista.

Depois que houve reação da Associação Médica Brasileira, o site do governo incluiu uma frase dizendo que “a maioria não sabe, mas a população negra precisa de cuidados específicos para doenças como a anemia falciforme". Logo depois tirou a campanha do ar. O vídeo da campanha abria dizendo abertamente que ainda existe racismo no atendimento de saúde no Brasil.
Convocar exército do MST para lutar, acusar os brancos de olhos azuis e jogar negros contra brancos é discriminação e incitação à violência. É assim que o PT faz: mente.

Este tema foi publicado no blog de Felipe Moura Brasil.