terça-feira, 12 de maio de 2020

A inteligência


Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

Etimologicamente a palavra "inteligência" vem do latim intelligentia, de intelligere (inteligir, entender, compreender, discernir, entre escolha), portanto, capacidade de escolha de um indivíduo, entre várias possibilidades/hipóteses. E escolher exige capacidade de raciocínio, conhecimento, interpretação, pensamento e compreensão que são as características intelectuais que estruturam a inteligência. Aliada a estas características está a utilização da memória, abstração e imaginação. "Ligere" também significa ler, interpretar palavras.

Resumindo: inteligência é a capacidade mental de um indivíduo de raciocinar, diagnosticar, planejar, solucionar problemas, abstrair, ler e compreender ideias e aprender.

Os testes de inteligência

No início do século surgiram os primeiros testes para aferir a inteligência do ser humano, o chamado de Quociente de Inteligência. A expressão QI foi criado por William Stern, um psicólogo alemão, que montou um laboratório em Hamburgo para estudar a idade mental e cronológica, correlacionando a capacidade intelectual com a idade do indivíduo.

1905 - Pouco antes, o pedagogo e psicólogo francês Alfred Binet, que morreu em 1911, criou um dos primeiros testes para medir a capacidade intelectual das pessoas. O seu teste avaliava a capacidade mental de crianças medindo habilidades como compreensão, razão e julgamento.

1
916 - O psicólogo norte americano Lewis Terman adaptou o teste de Binet incluindo aritmética, vocabulário e memorização. O novo teste chamou-se Stanford-Binet classificando os examinados por níveis de QI.


1927 - Charles Spearman criou o fator de inteligência geral ao relacionar uma variedade de habilidades cognitivas de uma pessoa. Para Spearman as medições do Teste G explicariam 50% da inteligência nos exames.

1949 - David Wechsler, norte americano, criou as escalas de inteligência para crianças e adultos incluindo avaliações de desempenho nos campos da compreensão verbal, espacial, memória e velocidade de processamento. Wechsler não aceitava o conceito de idade mental de William Stern.

1983 - Considerando a cultura de cada país e habilidades verbais do indivíduo testado, a clínica Kaufman criou testes de diagnósticos psicológicos para avaliar o desenvolvimento cognitivo de crianças avaliando planejamento, aprendizado e conhecimento com uso em grupos deficientes, dificuldades de aprendizagem e adequação a minorias culturais e linguísticas.

1983 - O psicólogo norte-americano Howard Gardner apresenta a Teoria das Inteligências Múltiplas: todo indivíduo tem potencial para desenvolver, específica ou combinadas, oito inteligências distintas.


2011 - Estudos desenvolvidos pelo
Centre for Educational Neuroscience e University College London, com escaneamento cerebral de jovens ingleses, mostraram que o QI pode variar, diminuindo ou aumentado no período da adolescência, provando que a habilidade intelectual não é imutável.

Definição de inteligência segundo a Associação Americana de Psicologia, em relatório de 1995

"Os indivíduos diferem na habilidade de entender ideias complexas, de se adaptarem com eficácia ao ambiente, de aprenderem com a experiência, de se engajarem nas várias formas de raciocínio, de superarem obstáculos mediante o pensamento. Embora tais diferenças individuais possam ser substanciais, nunca são completamente consistentes: o desempenho intelectual de uma dada pessoa vai variar em ocasiões distintas, em domínios distintos, a se julgar por critérios distintos. Os conceitos de 'inteligência' são tentativas de aclarar e organizar esse conjunto complexo de fenômenos." 

Definição de inteligência segundo a Mainstream Science on Intelligence, de 1994

"Uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente acadêmica ou um talento para sair-se bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à sua volta - 'pegar no ar', 'pegar' o sentido das coisas ou 'perceber' uma coisa." 

Inteligências Múltiplas

O psicólogo cognitivo norte americano Howard Gardner, hoje com 76 anos, da Universidade de Harvard, defende a teoria de que a inteligência deve ser compreendida como um conjunto de vários processos mentais que cada individuo possui e pode desenvolver uma ou mais, em áreas específicas, com mais envolvimento.

Inteligência linguística:
Indivíduos com facilidade de expressão oral e escrita.

Inteligência lógica:
Pessoas com domínio do raciocínio lógico (operações matemáticas).

Inteligência espacial:
Indivíduos que dominam espaços/imagens em dimensões 2D/3D em atividades de arquitetura, design gráfico e produção, esportes.

Inteligência motora:
Pessoas com domínio do corpo e seus movimentos com noção especial (profundidade, distância).

Inteligência musical:
Pessoas grande facilidade no domínio e reprodução de sons e produção musical.

Inteligência interpessoal:
Pessoas com facilidade de liderança, assumem compromissos e responsabilidade por resultados, poder de convencimento e de ações.

Inteligência intrapessoal:
Indivíduos com capacidade de auto conhecimento por observação, análise e compreensão de si próprios utilizam ideias para exercer influência sobre outros. 

Inteligência naturalista:
São as pessoas com facilidades de identificar e diferenciar diferentes padrões presentes na natureza.