terça-feira, 22 de julho de 2014

Ciência diz que exercício moderado é melhor


Correr muito reduz tempo de vida?

O Dr. James O´Keefe, cientista norte americano que participou de uma pesquisa englobando 3.800 corredores, homens e mulheres com idade média de 46 anos, afirmou que pessoas que praticam corrida vivem menos. Os estudos foram conduzidos por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Cardiovascular da Rede de Saúde Lehigh Valley, na Pensilvânia, Estados Unidos. Todos os pesquisados corriam pelo menos 32 km por semana.

"Os que correm muito - disse ele - tem a mesma expectativa de vida dos sedentários ou até menor considerando que esse tipo de exercício provoca desgastes físicos consideráveis. " Segundo os dados, o exercício moderado, como correr 15 minutos por dia, pode ser mais eficiente e saudável do que exercícios que exigem demais do corpo.

Já se sabe que após exercícios intensos o organismo aumenta  produção de moléculas de radicais livres que se acumulam na face favorecendo o surgimento de manchas e o envelhecimento cutâneo precoce. A circulação sanguínea fica menor no rosto e se concentra em outras áreas mais exigidas pelo exercício. Associada à exposição ao sol, sem a correta proteção, a pele do rosto sofre mais.