Mesmo não sendo supersticioso, você já deve ter ouvido falar em amuletos da sorte como pé de coelho, trevo de quatro folhas, ferradura ou figa. Essa crença, entre brasileiros, é muito comum.
A origem da figa, dizem, é grega, mas foi muito difundida entre os romanos. Alguns defendem que esse amuleto é de origem italiana - Mano Figa, mano é mão e figa a genitália feminina. E o que significa? Olhe bem para o amuleto: a mão fechada e o polegar entre o indicador e médio. Analise a imagem e responda o que te parece?
Resposta: o polegar é um pênis penetrando uma vagina. A figa, então, é a representação do ato sexual. Exatamente isso. Surpresos? Fácil explicar.
Os povos usavam a figa como amuleto da sorte e ela representava a fertilidade, muito cultuada então. Arqueólogos, ao escavarem Pompéia, localizaram, além de figas, esculturas e desenhos de pênis de vários tamanhos. De início acreditaram que se tratava de um povo promíscuo e que a região escavada seria a zona de prostituição. Ao descobrirem que os falos estavam em quase todas as casas romanas, inclusive esculturas de jardins, acabaram concluindo e confirmando depois, que a exposição do falo masculino era comum e não causava nenhum constrangimento.
Muitos são crentes em seu poder, outros só observam como objetos folclóricos.