sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Roberto do PT denunciou o partido e foi assassinado


Por Edson Joel

José Roberto Soares Vieira, 47 anos de idade e ex-prefeito petista de Ourolândia, na Bahia, morreu com 9 tiros dados por um assassino que o esperava na porta da sua empresa de transportes, em Candeias. O criminoso abordou Roberto oferecendo serviços de limpeza, sacou uma arma, atirou e fugiu, não sendo identificado. O crime foi planejado considerando que esta mesma pessoa já estivera no local insistindo numa vaga de emprego. O caso ocorreu no último dia 17 de janeiro e parece ter sido queima de arquivo considerando que Roberto do PT, como era conhecido, havia confirmado a existência de um esquema de corrupção na Petrobras.

A PF, na sua 47ª ação na Operação Lava Jato, prendeu em novembro o ex-gerente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, José Antônio de Jesus. Na denúncia Roberto estava entre outros acusados envolvidos na delação do empresário Luiz Fernando Nave Maramaldo que apontou a prática de desvio de grandes somas da Petrobras em benefício do Partido dos Trabalhadores da Bahia. Além dele José Antônio de Jesus, (ex-gerente da Transpetro), José Roberto Soares Vieira (empresário), Adriano Silva Correia (engenheiro civil) estão na relação da PF.

Foi Sérgio Moro, juiz da Lava Jato, que alertou para a possibilidade deste ter sido o primeiro assassinato ligado a operação anticorrupção que lidera em todo país. Em 26 de janeiro, em um despacho, Moro alertou: “Não se pode excluir a possibilidade de que o homicídio esteja relacionado a esta ação penal, já que, na fase de investigação, o referido acusado aparentemente confessou seus crimes e revelou crimes de outros”.

Roberto morava num condomínio de luxo, em Camaçari, e possuía um Land Rover que pretendia blindar porque pressentia o perigo.

O assassinato com 11 tiros do ex-prefeito Celso Daniel de Santo André, também do PT, permanece envolto em mistérios. Celso, como Roberto, pode ter sido executado pelos mesmos motivos: sabia demais sobre esquemas de corrupção. No caso de Celso mais 8 pessoas, todas testemunhas de fatos ligados à sua morte, foram assassinadas, também.