O grande vilão das importações foi a gasolina que a falida Petrobras não consegue produzir nem pro gasto do país. Faltam investimentos. Basta citar que a Petrobras tem uma dívida impagável de mais de U$ 7,5 bilhões. De dólares.
O dólar disparou em 2013 com alta de mais de 15% levando a taxa de juros com ele. Dilma e Mantega teimaram e perderam: a bandeira de juros baixos, levantada para campanha política, levaram a alta da inflação e, de volta, as maiores taxas de juros do mundo.
O comércio teve um dos piores desempenhos no período de Natal nos últimos 10 anos com um acanhado aumento de 1,5% a 2,5% segundo alguns levantamentos. Os shoppings registraram aumento real de 2,5%, descontada a inflação que hoje beira 5,80%.
A previsão de crescimento da economia no Brasil em 2013 recuou para 2,40% segundo o Banco Central e para este ano a previsão que era de 3,10% já caiu para 3%.
Economia em frangalhos, corrupção galopante, saúde, educação, segurança e justiça falidas. E os governantes investindo em copa do mundo.
Feliz Ano Novo, pra quem?