terça-feira, 3 de setembro de 2013

A guerra dos smartphones: Android vence iOS mas Windows Phone quer comer do bolo

Google dá banho na Apple e Microsoft compra Nokia

Para quem não sabe a Motorola já foi a maior fabricante de celulares do mundo. Ela perdeu espaço para os modernos smartphones e até a bem pouco tempo amargurava 3% de participação nas vendas. Mas, brevemente, voltará ao topo por uma razão simples: agora ela pertence a Google, fabricante do sistema Android, o mais vendido sistema de telefonia inteligente, no mundo.

O Android está em 79% dos smartphones vendidos enquanto o iOS, da Apple, usado no iPhone, 14,2%. O Android está em várias marcas, como a Sansumg, líder na vendas de aparelhos com 71,3 milhões de unidades na segundo trimestre, cerca de 31% do mercado. A Apple vendeu 31,9 milhões de smartphones, seguida pela LG, com 11,4 milhões e pelas chinesas, Lenovo e ZTE.

Agora a Microsoft quer participar do bolo e comprou a Nokia e objetiva faturar nos próximos 5 anos algo em torno de US$ 45 bilhões usando o sistema Windows Phone, hoje com 3,3%. No pacote vieram projetos e patentes da Nokia, inclusive um serviço de mapas, o Nokia Here, além de tecnologia wireless, uma das melhores do mundo.

A briga entre a Google e a Apple ocorreu porque os fabricantes do iPhone resolveram criar seu próprio Google buscador. Em troca a Google desenvolveu o Android e colocou nas mãos de todos os fabricantes mundiais de celulares. E agora no seu próprio celular, Motorola.