sexta-feira, 19 de julho de 2013

O segredo para ter cabelo de novela

Dicas para ter os cortes que fazem sucesso na TV

Cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi explica como conseguir o mesmo visual de personagens das novelas "Amor à Vida" e "Saramandaia"
CABELOS ABRE (Foto: Divulgação)

LEANDRA LEAL É ZÉLIA EM "SARAMANDAIA" (Foto: Divulgação TV Globo/ Alex Carvalho)
Muito mais do que entreter, as novelas do Brasil têm a tradição de levar, da televisão para as ruas, as tendências de moda e beleza. Desde que estrearam, as tramas globais "Amor à Vida" e "Saramandaia" tornaram-se vitrine dos cortes e cores de cabelo mais quentes da temporada.

O CURTINHO DE LEANDRA LEAL

O corte da atriz que interpreta Zéliana novela "Saramandaia" tem inspiração de cinema: a personagem de Mia Farrow no filme “O Bebê de Rosemary”, de 1968. Marco Antonio afirma que "para ter esse visual é preciso visitar o salão de beleza mensalmente tanto para retocar a cor, o iced platinum, como para manter o corte, chamado de boyish”.

O cabeleireiro também reforça que não são todas as mulheres que podem se tornar adeptas desse tipo de cabelo: “Quem tem o rosto mais cheio deve evitar, porque não favorece”, diz. Por outro lado, aquelas que se renderem ao visual têm a garantia de um look com pegada sensual: “O boyish é sexy porque deixa a nuca à mostra e fica superlegal para usar com um colar grande ou blusa de gola alta. Um batom vermelho e olhos com muita máscara para cílios destacam ainda mais esse cabelo, indicado para mulheres cheias de atitude”.


O CHANEL COM FRANJA DE MARIA CASADEVALL

Corte preferido das francesas, o chanel de fio reto, exibido pela atriz que interpreta a advogada Patrícia na novela das nove “Amor à Vida”, promete ser hit entre as mulheres de cabelo liso. “É muito sexy e pode ser usado também por quem tem fios ondulados. Nesse caso, escova e chapinha ajudarão a modelar os fios e tirar o efeito arredondado", explica Marco Antônio. “A franja dá um ar fashion, mas quem tem o rosto redondo precisa tomar cuidado: é melhor fazer um corte com franja longa ou esquecê-la de vez!”, indica.
VANESSA GIÁCOMO É A SENSUAL SECRETÁRIA ALINE EM "AMOR À VIDA" (FOTO: DIVULGAÇÃO/ TV GLOBO)
O MÉDIO DESCONECTADO DE VANESSA GIÁCOMO
 (Foto: Divulgação TV Globo/ Estevam Avellar/ Alex Carvalho)
OS FIOS LONGOS E ONDULADOS DE MARINA RUY BARBOSA SÃO UM DOS MAIS PEDIDOS NO CAT (Foto: Divulgação/ TV Globo)


De acordo com Biaggi, o cabelos usado pela personagem Aline de “Amor à Vida” é uma atualização do visual exibido pela atriz norte-americana Meggy Ryan nos anos 80: “Lá fora, os cabeleireiros chamam de shaggy e é a cara da mulher moderninha”, afirma. O corte é democrático e pode ser feito em todos os tipos de cabelo. “Nos fios crespos, o corte deve ser mais suave, com o repicado abaixo do queixo”, explica Biaggi. Ele dá ainda dicas para deixar os fios com efeito bagunçado: “Faça um babyliss rápido, com as pontas para fora. Depois, solte os cachos e finalize com xampu seco na raiz e em algumas partes dos cabelos, para dar volume”.


Para valorizar a cor, que é natural, Marina usa produtos com ativos que deixam o ruivo vibrante, como óleo de cranberry”, diz o cabeleireiro. Para o efeito ondulado, Marco Antônio revela o segredo do styling: “Passo uma bola gigante de mousse mate e seco os fios com as mãos. Depois, faço um babyliss largo, enrolando bem as pontinhas, e dou uma escovada nos cachos para virarem ondas. Para finalizar, um jato de xampu seco na raiz e pronto: cabelão!”O LONGO DE MARINA RUY BARBOSA

Responsável por uma das principais polêmicas da novela “Amor à Vida”, o cabelo da personagem Nicole é o mais pedido do CAT, Central de Atendimento ao Telespectador. É Marco Antônio o autor do corte degradê que faz tanto sucesso: “Faço o corte com a risca no meio, um repicado largo, que começa na altura do queixo.

(Matéria publicada no G1)