terça-feira, 15 de novembro de 2016

O que os "doutores em educação" brasileiros devem aprender

Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

Enquanto as crianças cingapurianas, coreanas, japonesas e chinesas conquistam as primeiras posições na educação (são alfabetizados por método fônico, sem invencionices pedagógicas e muita disciplina) e dominam o mundo, os doutores em educação do MEC assistem, passivos e carregados de justificativas, o caos do Ensino Básico, Médio e Universitário, no Brasil.

Não explicam porque alunos do Fundamental não conseguem compreender um simples enunciado de matemática ou o vexame dos jovens brasileiros no Ensino Médio, últimos colocados no PISA (um programa que avalia jovens de 15 anos em 73 países no mundo). Todos os países bem avaliados no PISA são, igualmente, os melhores também no Ensino Fundamental.

Como o Brasil, Argentina e México ocupam, também, a rabeira da lista dos piores em educação no planeta e, notem a coincidência: esse trio usa métodos e metodologias lastreadas nas crendices construtivistas de Piaget e no radicalismo pedagógico de Emília Ferrero, uma argentina radicada no México. Estamos patinando e o problema não está no Ensino Médio, mas nos anos iniciais.

E não apenas isso: por que há tanta indisciplina em sala de aula ou tanta depredação de escolas brasileiras? Segundo estatística do PISA, o Brasil ocupa o topo da lista quando se fala em violência nas escolas. Muito por conta do Estatuto da Criança e Adolescente, considerado por muitos juízes, delegados e promotores como uma licença para menores praticaram todo tipo de violência, inclusive matar com fartura. Essa lei foi obra da "esquerda intelectualizada" que lotava o governo de Fernando Henrique Cardoso e ainda permanece no MEC.

Fácil entender. Leia a matéria da BBC Brasil que reproduzimos abaixo recheada de exemplos tão possíveis de replicar em nosso país. Mas, pra isso se tornar possível, será necessário demitir um amontado de abobalhados pseudo intelectuais que povoam o MEC.

No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio

Ewerthon Tobace / BBC Brasil / 11 de novembro 2015

Ajudar na limpeza ensina estudantes a terem responsabilidades e consciência social

Enquanto no Brasil escolas que "obrigam" alunos a ajudar na limpeza das salas são denunciadas por pais e levantam debate sobre abuso, no Japão, atividades como varrer e passar pano no chão, lavar o banheiro e servir a merenda fazem parte da rotina escolar dos estudantes do ensino fundamental ao médio.

"Na escola, o aluno não estuda apenas as matérias, mas aprende também a cuidar do que é público e a ser um cidadão mais consciente", explica o professor Toshinori Saito. "Ninguém reclama porque sempre foi assim." Nas escolas japonesas também não existem refeitórios. Os estudantes comem na própria sala de aula e são eles mesmos que organizam tudo e servem os colegas.

Depois da merenda, é hora de limpar a escola. Os alunos são divididos em grupos, e cada um é responsável por lavar o que foi usado na refeição e pela limpeza da sala de aula, dos corredores, das escadas e dos banheiros num sistema de rodízio coordenado pelos professores.

Reunidos em grupos, alunos se revezam nas tarefas

"Também ajudei a cuidar da escola, assim como meus pais e avós, e nos sentimos felizes ao receber a tarefa, porque estamos ganhando uma responsabilidade", diz Saito.

Michie Afuso, presidente da ABC Japan, organização sem fins lucrativos que ajuda na integração de estrangeiros e japoneses, diz ainda que a obrigação faz com que as crianças entendam a importância de se limpar o que sujou.

Um reflexo disso pôde ser visto durante a Copa do Mundo no Brasil, quando a torcida japonesa chamou atenção por limpar as arquibancadas durante os jogos e também nas ruas das cidades japonesas, que são conhecidas mundialmente por sua limpeza quase sempre impecável.

"Isso mostra o nível de organização do povo japonês, que aprende desde pequeno a cuidar de um patrimônio público que será útil para as próximas gerações", opina.


Estrangeiros

Michie Afuso, da ONG ABC Japan, sugere intercâmbio educacional entre Brasil e Japão

Para que os estrangeiros e seus filhos entendam como funcionam as tradições na escola japonesa, muitas prefeituras contratam auxiliares bilíngues. A brasileira Emilia Mie Tamada, de 57 anos, trabalha na província de Nara há 15 e atua como voluntária há mais de 20.

"Neste período, não me lembro de nenhum pai que tenha questionado a participação do filho na limpeza da escola", conta ela.

Michie Afuso diz que, aos olhos de quem não é do país, o sistema educacional japonês pode parecer rígido, "mas educação é um assunto levado muito à sério pelos japoneses", defende.


Prática é aplicada nas escolas japonesas há várias gerações

Recentemente no Brasil, um vídeo no qual uma estudante agride a diretora da escola por ela ter lhe confiscado o telefone celular se tornou viral na internet e abriu uma série de discussões sobre violência na escola.

Outros casos de agressão contra professores foram destaques de jornais pelo Brasil nos últimos meses, como da diretora que foi alvo de socos e golpes de caneta em Sergipe e da professora do Rio Grande do Sul que foi espancada por uma aluna e seus familiares durante uma festa junina.

No Japão, este tipo de abuso dentro da escola é raro. "Desde os tempos antigos, escola e professores são respeitados. Os alunos aprendem a cultivar o sentimento de amor e agradecimento à escola", diz Emília.


Violência


 Educadores explicam que, desta forma, estudantes aprendem a 'limpar o que sujaram'

No ano passado, durante as eleições, a BBC Brasil publicou uma série de reportagens sobre a violência de alunos contra professores no Brasil. As matérias revelaram casos de professores que chegaram a tentar suicídio após agressões consecutivas e apontaram algumas das soluções encontradas por colégios públicos para conter a violência – da militarização à disseminação de uma cultura de paz entre escolas e comunidade.

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que ouviu mais de 100 mil professores e diretores de escola em 34 países, o Brasil ocupa o topo de um ranking de violência em escolas – 12,5% dos professores ouvidos disseram ser vítimas de agressões verbais ou intimidação pelo menos uma vez por semana.

"Assim como o Brasil tem um programa de intercâmbio com a polícia japonesa, poderíamos ter um na área educacional", propõe Michie, da ABC Japan, ao se referir ao sistema de policiamento comunitário do Japão que foi implantado em algumas cidades do Brasil.

A brasileira lembra que a celebração dos 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão seria uma ótima oportunidade para incrementar o intercâmbio na área social e não apenas na comercial.

"Dessa forma, os professores poderiam levar algumas ideias do sistema de ensino japonês para melhorar as escolas no Brasil", sugere Michie.

Os próprios alunos servem a merenda escolar aos colegas

Nota do autor: quando questionei um desses "intelectuais" da educação, sobre disciplina em sala de aula, ele respondeu que não se pode comparar o povo japonês e sua cultura com nossos alunos, pela condição social que vivem. Quando demonstrei que centenas de crianças brasileiras que frequentam escolas japonesas são tão disciplinadas quanto as nativas, ele se calou. Muitas dessas crianças voltam ao Brasil e se assustam com tanta baderna em sala de aula do país.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Freud, além da alma: uma experiência divertida.

Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

Minha primeira tentativa de conhecer a mente humana foi aos 11 anos de idade quando tentei ler "Freud além da alma". Risos à parte, aprendi pouco e acabei levado para Araçatuba, pelo meu pai, pra conversar com um psiquiatra. Oras, o livro estava na prateleira do armário e eu, com algum tempo e coragem para me aventurar na sua leitura. Deu ruim.

O filme Freud além da alma foi lançado em 1962, mostra a trajetória de Sigmund Freud no estudo da histeria por meio da hipnose e acaba criando o método da psicanálise. Complexo de Édipo, Teoria dos Sonhos, as fases do desenvolvimento sexual... temas que retomei em leituras resumidas, mais tarde.

A consulta começou com questionamentos comportamentais, idade, escola, atividades extra curriculares, valores, sonhos... e vozes.

- Você ouve vozes? - perguntou-me o psiquiatra. Naquela época ainda não "existiam" psicólogos. O cara avançou rápido para tentar um diagnóstico.
 
- Sim! - respondi. Percebi na expressão do rosto que ele se sentia seguro no controle da entrevista.
- Que tipo de vozes? - continuou ele.

Fiz uma pausa dramática, olhei para o lado, pensei e respondi:
- Ouvir vozes são alucinações auditivas, delírios típicos da esquizofrenia. O senhor está me analisando por essa hipótese? Na verdade a única voz que ouço, de vez em quando, é do meu pai muito bravo quando faço bagunça - respondi rindo e olhando curioso a cara de espanto do doutor das mentes. Na medida que falava percebia que ele se afundava na cadeira. Assustado.

- Moleque, quantos anos você disse que tem?
- Onze.
- Onde você leu isso?
- Num livro chamado Freud além da alma.

O médico acertou o foco do olhar em meu rosto, fez alguns segundos de silêncio e quis ter certeza do que ouvira: 

-   Você está lendo o quê? - perguntou com aquela cara de surpresa e estranheza, silabando a frase. Freud além da alma? - reperguntou pra ter certeza. Quem te deu isso pra ler?
- Peguei na estante de casa, do meu irmão que se formou professor - expliquei ao atônico psiquiatra.

O cara, de uns 50 anos, recompôs-se na cadeira e permaneceu me olhando de braços cruzados. Analisando, na verdade. Então ele deu um leve sorriso em resposta ao meu concordando que a consulta de 10 minutos tinha encerrado.

Enquanto dirigia, no retorno para casa, meu pai colocou a mão na minha cabeça e disse, orgulhoso:

- O doutor fez um elogio e deu um conselho. Que você não tem nada e é muito inteligente.
- E qual foi o conselho? - quis saber.
- Pra eu sumir com aquele livro e só te entregar quando tiver 18 anos - falou, se divertindo.

No verão seguinte voltei ao Freud, seus Ids, egos e superegos.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Afro-americanos deixaram a senzala dos Democratas


Por Edson Joel

O que a imprensa internacional não conseguiu detectar na eleição americana, minha tia da Filadélfia já sabia, três meses antes. E sem bola de cristal.

- Muitos negros votarão em Trump e os cristãos contra Obama - disse Lídia.
Parei pra pensar e, de pronto, confesso, não entendi.

- Tia, negros votando em Trump é de difícil compreensão. Como assim? - quis saber dela que já vive na América faz 40 anos.

- Muitos negros perdem seus empregos para imigrantes latinos ilegais. E Trump prometeu ser duro com a imigração desordenada que Obama permitiu. Eles se sentiram seguros e os latinos legalizados, também - filosofou ela. 

Isto é, pretendendo angariar a simpatia dos latinos, Obama se deu mal com os afro-americanos. O partido de Obama sempre apostou na fidelidade do voto dos negros.

Somente na Flórida mais de 770 mil negros foram às urnas. Isso, em outra época poderia assustar os Republicanos. Não agora. Trump venceu na Florida, mesmo com o apoio velado de Jef Bush. Soma-se a isso a onda branca, principalmente de trabalhadores sem nível universitário que deixaram de votar nos democratas. Exatamente porque eles, como os negros, perderam vagas de empregos para imigrantes ilegais para quem Obama flertava. 


Mas, na verdade, os negros se mostraram cansados de viver na senzala dos Democratas. Durante a campanha, Michele Obama pregava que os negros, independente de quem estivesse candidato, deveriam votar nos Democratas.

"Não somos mais escravos para obedecer o Capitão do Mato - assim chamados os negros indicados pelos brancos que mandavam nos escravos - reagiram os negros que, depois de décadas fieis aos Democratas, não avançaram como esperavam. Os Democratas sentem-se senhorios dos negros assim como os partidos à esquerda, como o PT, pensam dos negros brasileiros. Oferecem-lhes cotas em troca da fidelidade dos votos. Libertados em 1888, continuam escravos do paternalismo estatal e eternos dependentes da bondade dos brancos pseudo intelectuais da esquerda.

 E os votos contra Obama? Fácil explicar.

A América é cristã - 36% dos americanos frequentam regularmente os cultos - e ficou irritada com a política de simpatia de Obama com gays e lésbicas. Ele foi considerado traidor, entre as igrejas. Fotos e vídeos de alguns focos de protestos contra a eleição de Donald Trump mostram grupos de gays, lésbicas e imigrantes ilegais além de alguns simpatizantes brancos. O periódico Los Angeles Times, em parceria com a Universidade Sul da Califórnia, foi a única pesquisa que acertou os resultados. E a minha tia Lídia.

Alguns focos de protestos ocorreram nos Estados Unidos, logo após a eleição de Donald Trump . Gays e lésbicas, comunistas e imigrantes ilegais, todos brancos, gritaram Fora Trump. Poucos americanos e praticamente nenhum negro. Os americanos votaram contra essa gente.

Nota do autor: Tia Lídia é um nome fictício.
Segundo a Pesquisa Americana de Identificação Religiosa, de 2008, 76% se declaram cristãos (51% protestantes e 25% católicos), 4% seguem o judaísmo, hinduísmo, islamismo e budismo e 15% não tem filiação religiosa. Os demais não souberam responder.

Leitura Relacionada: O Muro de Donald Trump

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Eu, o exorcista


Por Edson Joel Hirano Kamakura Barbosa de Souza

Certo dia de 1979, como repórter numa emissora da região, recebi uma ligação informando sobre uma menina endemoniada.

A parapsicologia era uma pauta interessante no meu noticiário e servia para desmistificar eventos creditadas ao além. Padre Quevedo, professor no tema, sempre afirmava que 99% dos chamados fenômenos paranormais... eram farsas. Quem sabe fosse esse outro caso.

Fui para o endereço, desci do carro e analisei o local. Era uma rua larga sem saída e sem calçamento. Um terreno grande, cheio de plantas, abrigava, à esquerda, uma casa de alvenaria, simples, antiga, pintada de branco e cerca de 30 metros de onde eu estava. À direita, árvores maiores. Uma grande sibipiruna produzia uma sombra imensa e agradável. Era um dia de muito calor. Aproximei-me do portão. Não havia ninguém no quintal enorme. A porta da casa estava fechada. Sentia cheiro de mato. Exceto o sussurro das folhas, tudo estava calmo.

Bati palmas. Repeti as palmadas. Silêncio.
As janelas também estavam trancadas. 
Estranho para um dia quente.

De repente, no quintal, um cachorro começou a latir, nervosamente. Estranhei o som. Não era um latido alertando seus donos da presença de algum estranho, no portão. Um latido incomum, agressivo e nervoso. Tentei localizar o cachorro no meio das plantas e então percebi que ele não latia pra mim. O cão estava com os pelos eriçados nas costas e latia olhando para o lado de baixo, à direita, onde havia muitas árvores. Ele latia para algo que eu não enxergava.

A porta da casa se abriu e aquele que parecia ser seu dono surgiu, assustado. Olhou para o cão que persistia latir para algo que eu não via. O senhor da porta olhava para a mesma direção do cachorro e ora para mim, no portão. Desceu alguns lances da escada e caminhou em minha direção sempre voltando o olhar para os latidos. Mesmo sem entender, permaneci calmo.

- Boa tarde. Sou repórter e soube da existência de uma menina endemoniada nesta casa. Isso é mesmo verdade? - apresentei-me e já perguntando.

O homem voltou-se, de novo, em direção ao cão e quando me olhou, de volta, tinha uma expressão de dúvida e certo receio.

- Sim. É minha filha Sonia - respondeu.
- E ela está possuída, agora?
- Sim. - confirmou o pai. E logo em seguida, com testa franzida, devolveu a pergunta:
- Como o senhor sabe que o demônio esta aqui, agora?

Apontei, com o rosto, em direção ao cachorro e para o lado que latia. Ele apenas concordou com a cabeça.

Caminhamos do portão até a casa, subindo os degraus. A mãe de Sônia estava à porta, esperando, receosa. Antônio, o pai, explicou rapidamente que eu era jornalista e queria ajudar. A sala era muito simples e a casa cheirava pobreza. Passei pelas cortinas de plástico que separavam os cômodos e entrei num quarto.

O quadro era estranho. Uma menina, de uns 12 anos, muito franzina, estava deitada numa imensa cama de casal. Dois homens fortes seguravam seus braços, um de cada lado da cama. Os pés estavam presos pelas mãos rudes de outro homem, um tio. Ela olhava fixamente para o teto.

As histórias narram que, possuídas pelo demônio, suas vítimas ganham uma força indominável. Mas era impossível que uma menina tão frágil precisasse ser presa por mãos tão fortes. Era risível aquela contraste de forças. Precaução? Excesso de zelo? Medo?

Armei meu gravador e aproximei-me da cama, sem medo. Sonia permanecia com um olhar fixo no teto. Olhei pro teto. Não havia forro e as telhas antigas ficavam à mostra. A temperatura no quarto era agradável. Sobre uma cômoda havia uma imagem de santa. No criado mudo, ao lado, uma cruz. A menina respirava fundo mas não emitia sons.
Ela usava um vestidinho de algodão.

Permaneci calado, apenas olhando aquela garota contida por mãos fortes. E todos olhavam pra mim, silenciosos como que esperando por uma ação. Sonia estaria mesmo possuída por algum espírito mal ou encenava uma história assustadora?

- Qual é seu nome? - perguntei com voz calma, colocando o microfone próximo de sua boca. E esperei alguns segundos. Quem sabe algum demônio resolvesse me assustar... e responder usando aquela voz grave e fora de rotação, como nos filmes de terror. Talvez conseguisse a primeira entrevista com um capeta, ria comigo mesmo.

- Você é a Sonia? Seus pais estão assustados. Porque não me responde? Posso te ajudar! - insisti. Silêncio. Sonia ou, seja lá quem fosse, não estava a fim de conversa. O cheiro do mato não existia mais. O quarto estava mais quente. E então comecei a ouvir um som sufocado na sua respiração. O show ia começar?

- Quem é você? - comecei a provocar. - Você está amedrontando a família, não a mim. Seja quem for, responda. Tem medo? Você é um demônio covarde?
Ou você é a Sonia fazendo palhaçada pra assustar a família? Você é uma idiota que vai levar uma surra daqui a pouco. Você nunca mais vai repetir essa estupidez.

Minha intervenção era provocação pura e, para cada pergunta, enfiava ostensivamente o microfone na rosto dela. Ou dele. Aquele que segurava as pernas moveu-se como que esperando uma reação. O gesto dele me chamou a atenção. Olhei pra ele e para os outros dois.

Então, fantasticamente, a menina subiu em velocidade, como que levitasse e sua coluna arqueou-se em semicírculo. Um som gutural irrompeu o local com uma respiração pesada. O espasmo prolongou-se por longos cinco segundos como nunca cinco segundos pudessem ser tão longos no espaço e no tempo. Era um espetáculo que nunca vira antes, além do cinema. Aquela menina frágil de uns 12 anos subia e descia, presa por seis mãos. Antônio, o pai, correu para ajudar o tio. O corpo desceu e a coluna arqueou-se, de novo. A respiração era rápida com estrangulamento na voz. Não falava, mas mantinha um som estranho e persistente.

- Cala a boca! Não tenho medo desta farsa - gritei muito alto. Confesso que naquela exato momento não tinha muita convicção do que dissera. Mas, considerando que fosse uma farsa, Sonia saberia que eu não estava para brincadeiras. Considerando que Sonia, naquele momento, não fosse ela... bem, já tinha ofendido o malévolo e tanto faria uma ou outro.

Os quatro brutamontes que seguravam a menina, suavam. E olhavam pra mim. Certamente e de novo, esperando uma sequência lógica para aquela "sessão de exorcismo" que tinha virado aquela inocente reportagem.

- Quem é você? - insisti sem demonstrar medo. O microfone, meu inseparável microfone, naquele momento era meu único escudo. Por decisão minha já tinha nomeado aqueles quatro cavaleiros do apocalipse como meus anjos da guarda.

O corpo já estava de volta à cama. A respiração desordenada permanecia. O olhar, que antes mirava para o teto, de repente fixou-se nos meus olhos. Levei um susto. O maior susto da minha vida. Aquele ser resolveu me encarar. E sem piscar por longos segundos. Balancei a cabeça, negativamente, como demonstração de dó. Acho que não devia ter demonstrado esse sentimento porque, de novo, levei mais um grande susto.

Aquela coisa soltou um cusparada em minha direção e acertou meu rosto. Uma toalha salvadora me foi trazida. Poderia afirmar que demônios tem boa pontaria.

- Não tenho medo, imbecil! Seja quem for, cai fora! - disse, agora com muita convicção.

Sonia fechou os olhos, o corpo esparramou-se pela cama e ela desmaiou. A família aliviou-se... e eu, nem se fala.

Em alguns minutos a menina franzina acordou, olhou em volta e sentiu-se acanhada. Extremamente tímida, sempre de olhos baixos, envergonhada, sussurrou algumas palavras com uma voz doce e calma, como uma menina de 12 anos.

Soube, muitos anos depois, que Sonia nunca mais se sentiu incomodada com manifestações daquele tipo. Esta história ocorreu em Promissão.

Fenômenos paranormais

"Se o universo é constituído e sustentado por energia, fenômenos paranormais podem ser aceitos com facilidade dentro do meio científico".

Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza  Atualizado em 29/01/2021 

De repente, e de forma assustadora, as pedras caíram sobre o telhado da casa provocando medo em sua moradora. Era noite e dona Isabel, uma senhora com seus 70 anos, rapidamente ligou para o filho contando o ocorrido. Alguns vizinhos ainda cercavam o local quando Cidinho chegou. Filho único, ele estava prestes a se casar depois de enrolar a noiva por 15 anos. Já beirava os 40 e tantos de idade.

Duas semanas antes ele mesmo presenciara fenômenos estranhos na casa da mãe, onde também morava, como panelas voando na cozinha ou objetos se quebrando na sala. Os vizinhos estavam tão amedrontados quanto dona Isabel.

- Eu vi a panela voando - contou uma delas. A narrativa era idêntica: do nada vinha um estrondo e objetos caiam.

Algum tempo depois Cidinho me confidenciou essa história, demonstrando intensa preocupação. Contou os muitos sustos e o medo que começava apavora-lo. O que estava ocorrendo? Poderia ser um sinal do além?

- Pra quando está marcado seu casamento? perguntei-lhe.
- Daqui dois meses. Mas, o que isso tem a ver com o que lhe contei? - respondeu Cidinho, reperguntando.
- Tudo. O único recado que observo é da sua mãe e não do além - disse. É ela que esta provocando isso pra chamar sua atenção - acusei, sem a preocupação de ferir suscetibilidades.
- Minha mãe é séria e não faria isso - defendeu Cidinho.
- Você é filho único e a sensação de perda é o sentimento da sua mãe.

E fiz uma proposta.

- Quando voar panela na sua casa, fique espreitando, por trás dela - sugeri.

Um mês depois, chorando, Cidinho contou-me que viu a mãe, furtivamente, jogando os objetos e as pedras no telhado. Nada era do além e o mistério estava desvendado. Na verdade eu tinha seguido alguns conselhos do Padre Quevedo, estudioso e professor de parapsicologia que afirmava que 99% dos chamados fenômenos paranormais ou "coisas do além" eram fraudes. Diz Quevedo que "o povo, mesmo culto, quando não sabe explicar um fato, em vez de admitir sua ignorância o atribui ao além". Eu tinha lido muito sobre o assunto e o entrevistei algumas vezes tal e qual o Benoni, professor de português nas escolas de Tupã e estudioso do tema.

Levei para o rádio muitas matérias com Padre Quevedo, ex-professor universitário de parapsicologia na UNISAL e no Centro Latino-Americano de Parapsicologia (hoje Instituto Padre Quevedo de Parapsicologia), um tema que sempre me atraiu durante minha vida de jornalista.

Todo fenômeno que transcende o conhecimento científico ou as leis da natureza, pode ser considerado paranormal. No Brasil a parapsicologia não é reconhecida como ciência baseando-se nos atuais métodos que produzem conhecimento científico. Entre vários exemplos de fenômenos parapsíquicos em estudo estão a telecinésia, telepatia, clarividência, precognição, transposição de sentidos, psicometria, poltersgeit, apport, aparições, materialização e desmaterialização.

"Se o universo é constituído e sustentado por energia, fenômenos paranormais podem ser aceitos com facilidade dentro do meio científico", afirmava Quevedo. Norte americanos e russos investem muito nesse tipo de pesquisa.

Exemplo de telecinésia: os livros da biblioteca do pai queimam, sem motivo aparente. Causa: o filho, na puberdade, extremamente irritado com o pai que o punira, espontaneamente gera energia suficiente para destruir algo considerado importante pra ele, como vingança. Para Quevedo isso seria possível mas não controlável, isto é, este adolescente não conseguiria repetir o fato a hora que desejasse. E fenômenos assim podem ocorrer em casas com crianças na puberdade, com mais frequência entre meninas, dizia Quevedo. Fenômenos paranormais podem ocorrer mas, repetia, geralmente é fraude.

Óscar González-Quevedo (nasceu em Madri em 15 de novembro de 1930) é um padre Jesuíta, radicado no Brasil desde 1950 com formação na Faculdade de Comillas, Doutor em Teologia e autor de diversos livros (A Face Oculta da Mente e Antes que os Demônios Voltem). Aposentado, viveu numa comunidade da igreja católica, em Belo Horizonte e faleceu em 9 de janeiro de 2019.

Um caso típico de fraude foram as camas de um hotel, em Tupã-SP, que apareciam queimadas. Estive no local e conversei com o gerente e funcionários e a história era a mesma: de repente surgia fumaça e uma cama queimando. Observei, porém, que um jovem funcionário entrevistado descreveu com muitos detalhes as cenas do fogo. Lembro que alertei ao gerente que nada havia do além e que o tal funcionário seria o provável autor da confusão. Dito e feito. Enquanto estava no local ele se aproximou gritando sobre nova ocorrência. Lá estava a cama chamuscada. Uma semana depois confessou a arte. Livrei o "além" de levar a culpa, de novo.

As posições da parapsicologia no campo religioso geram conflitos. O Instituto Padre Quevedo de Parapsicologia diz, claramente, que Nossa Senhora nunca apareceu nem em Lourdes, nem em Fátima e muito menos em Medjugorge. "Até  mesmo Jesus Cristo, salvo um curto período de tempo em que teria aparecido em diversas oportunidades, nunca mais apareceu". Porque os mortos não aparecem - diz a publicação na página do Facebook.

Quevedo sempre afirmou que, na verdade, ocorreram visões criadas pelo cérebro ou ilusão de ótica para algumas pessoas e não aparições que pudessem ser vistas por uma multidão. "A Igreja jamais disse que Nossa Senhora apareceu. A Igreja sempre disse, oficialmente, que foram visões" - diz uma nota do Instituto. Isso causou confusão entre os fiéis. Quevedo teve até um livro censurado pela igreja - Antes que os demônios voltem - e só foi liberado depois de levar um corretivo da Santa Sé. Chegou a dar aulas de parapsicologia para padres em formação.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Modelo de escola global/construtivista fica em 4.771º lugar no Enem

Enem mostra que modelo educacional precisa mudar... nos anos iniciais. Alunos das escolas públicas
do Ensino Médio não estão alfabetizados. A reforma tem que ser feita na Educação Básica.

Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

Em 2014 fiquei surpreso com a comemoração promovida pela diretora da Escola Estadual Professor Eduardo Velho Filho, de Bauru. Jornais e tvs publicaram que aquela unidade de tempo integral classificara-se em "primeiro lugar", entre as escolas públicas do Estado de São Paulo, nas provas do Enem. Na verdade a escola ficou em 4.071º lugar, na classificação nacional, um resultado pífio e vergonhoso para a educação pública. No Estado sua posição foi 1.342º. Mas, de onde veio, então, o primeiro lugar?

A diretora excluiu 138 escolas técnicas, também públicas, que estavam à sua frente (com notas muito melhores) e, mesmo assim, ficou 1.205 posições atrás de escolas particulares que estavam do topo da lista estadual. Bingo!

Pior que tudo isso foi ouvir a direção da Escola Eduardo Velho Filho enaltecer as teorias mofadas de Jean Piaget, estas sim, responsáveis pelo descalabro da educação nacional. Que papelão!

Em 2015 a situação piorou porque os resultados do Enem foram igualmente péssimos para a escola bauruense: ela classificou-se em 4.771º posição - Quarto milésimo septingentésimo septuagésimo primeiro - com notas péssimas. Eduardo Velho é um modelo de escola construtivista que colhe estrondoso fracasso, o mesmo fracasso iniciado nos primeiros anos do Ensino Fundamental de qualquer escola pública lastreada nas invencionices pedagógicas de Emílias Ferreros da vida. México, Brasil, Portugal, Argentina estão nas últimas colocações do PISA (Programa de Avaliação de Estudantes). Coincidentemente todos eles se utilizam das teorias de Piaget e das suas vertentes radicais.

O Ensino Médio vai mal porque seus alunos continuam analfabetos desde do Ensino Fundamental. O problema está nos anos iniciais. O método de alfabetização não alfabetiza, afirma a ciência.

Maria Inês Fini, presidente do Inep, tentando justificar o fracasso da educação joga a culpa nas diferenças sociais. “As melhores escolas públicas têm nível socioeconômico bastante alto. Ela diz que esse ranking não serve para indicar a qualidade da escola e aponta a reforma do ensino médio como solução.

Os países melhores ranqueados no PISA mostram exatamente o contrário: os alunos mais pobres de Xangai, por exemplo, sabem mais de matemática que os alunos mais ricos dos Estados Unidos. Isso derruba os argumentos dos "doutores em educação brasileiros" que adoram jogar a culpa nas diferenças sociais.

Outro mito derrubado - e não explicado pelos professorinhos unespianos, adeptos das crendices de Piaget - é a falta investimento na educação. Estatísticas do PISA indicam que a Coreia do Sul, no topo dos países com melhores indicadores em educação, investe muitíssimo menos que os Estados Unidos, por exemplo, que ocupa posições intermediárias. Dependesse de investimento financeiro, os norte americanos estariam em primeiro, há muito tempo. O Brasil, em 2012, foi o 15º maior investidor em educação no mundo... mas ficou em 53º, em qualidade, entre 65 nações avaliadas. Portanto, a desculpa não cola. Nem mesmo o número de alunos numa sala pode justificar melhor qualidade de ensino. As estatísticas do PISA mostram que a média, por sala, em países com educação avançada, é de 35 alunos.

Coreia, Xangai, Hong Kong, Japão alfabetizam com o método fônico e não se apegam a invencionices pedagógicas. As crianças deixam o ensino fundamental completamente alfabetizados, ao contrário das crianças brasileiras. O resultado, todos sabemos.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Lula, um leão rouco, sem dentes, nem garras

Lula desmascarado, réu em vários processos de corrupção e formação de quadrilha

Por José Nêumanne / 05 Outubro 2016

O profeta Lula estava particularmente inspirado quando foi votar para prefeito em São Bernardo do Campo, onde mora. “O PT vai surpreender nesta eleição”, previu com precisão instantânea. Pois seu partido surpreendeu mesmo, ao cair de terceiro em número de prefeituras em 2012 para décimo lugar neste pleito. “Quanto mais ódio se estimula, mais amor se cria a favor”, disse, em forma de oração. “Só há um jeito de eles tentarem me parar: evitar que eu ande pelo Brasil”, ameaçou o santo guerreiro contra o dragão da maldade da burguesia infame. O loroteiro está de volta, olê, olê, olá!

Não tardou para as urnas o estarrecerem. Nem precisou sair de casa: Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS) disputam o segundo turno em São Bernardo. O companheiro Tarcísio Secoli, favorito do prefeito Luiz Marinho, seu sucessor no Sindicato dos Metalúrgicos, do qual Lula ascendeu para a glória política, ficou em terceiro, com menos de um quarto dos votos válidos: 22,6%. Em termos proporcionais, superou o poste que ele elegeu em São Paulo em 2012: Fernando Haddad protagonizou o maior vexame da história do partido ao ser massacrado pelo tucano João Doria, que o derrotou no primeiro turno por 53,3% a 16,7%. Em gíria de turfe, Haddad nem pagou placê.

E no dia em que constatou que as eleições “consolidam a democracia no Brasil”, Lula deu uma desculpa esfarrapada para o fiasco histórico: “A imprensa está em guerra com o PT há sete anos”. Para ele, “as pessoas se enganam quando (pensam que) uma TV, um jornal, pode tudo. Não pode. O povo é que pode tudo”. No caso, não lhe falta razão: numa democracia, como reza a Constituição da República, todo o poder emana do povo e para ele é exercido. As urnas não falam, mas o povo fala nelas. E a lorota de Lula tornou-se senha para a violência: mais tarde, constatada a derrota de Haddad, militantes petistas impediram que a repórter Andréia Sadi, da GloboNews, concluísse um boletim ao vivo na sede do PT, no centro de São Paulo.

Um tsunami de votos soterrou o partido que se diz da classe operária, mas passou 13 anos, 4 meses e 12 dias usando o poder federal para atuar como despachante de empreiteiros e amigos empresários emergentes que, em troca de contratos superfaturados, engordaram os cofres dos petistas e do PT em proporções nunca ousadas antes. Até recentemente, ingênuos, como o autor destas linhas, imaginavam que havia apenas uma corrente de escândalos de corrupção – Santo André, mensalão, petrolão, etc. –, conectados e consequentes um do outro. Agora é possível perceber que não é só isso. Trata-se, sim, de um assalto planejado, organizado e realizado para esvaziar todos os cofres públicos ao alcance de suas mãos.

A 53.ª (Arquivo X) e a 54.ª (Ormetà) fases da Operação Lava Jato trouxeram à tona revelações impressionantes sobre a gestão dos desgovernos Lula e Dilma. Nunca antes na História deste país um chefe da Casa Civil respondera por violações do Código Penal. José Dirceu, “capitão” do time de Lula em seu primeiro governo, está preso em Curitiba, acusado de haver delinquido quando cumpria pena na Papuda, em Brasília, condenado por corrupção e outros crimes pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no caso mensalão. Antônio Palocci Filho, primeira eminência parda de Dilma, após ter sobrevivido a 19 processos criminais no mesmo STF e ter violado o sigilo bancário de um pobre trabalhador, o caseiro Francenildo dos Santos Costa, foi recolhido ao xadrez, acusado de ter pago dívidas de campanha da chefe com dinheiro sujo.

Gleisi Hoffmann, ex-chefa da Casa Civil e senadora (PT-PR), é acusada de ter recebido R$ 1 milhão de propina da Petrobrás para comprar votos. Acusação igual é feita ao marido dela, Paulo Bernardo, suspeito de haver furtado R$ 7 milhões em prestações mensais de funcionários do Ministério do Planejamento que requeriam empréstimos consignados.

Guido Mantega, preso e solto pelo juiz Sergio Moro, foi outro ex-ministro do Planejamento a protagonizar processo criminal, em que foi delatado por Eike Batista, “bom burguês” escalado por Lula entre “campeões mundiais” do socialismo de compadrio, de havê-lo achacado no gabinete do Ministério da Fazenda. Palocci também foi ministro da Fazenda de Lula, que se diz o mais “honesto dos seres humanos”. Enquanto Dilma se põe acima de suspeitas por não ter contas bancárias no exterior.

No palanque, a esquerda insistiu que Dilma foi usurpada por Michel Temer, o vice duas vezes eleito com ela, no impeachment, cujo rito legal foi cumprido à exaustão. Em São Paulo, Luiza Erundina, do PSOL, e, no Rio, Jandira Feghali, do PCdoB, pediram votos repetindo essa patranha de consolar devoto. A ex-prefeita teve 3,2% dos votos e a carioca, 3,3%.

Fernando Haddad, contrariando o comportamento belicoso de seus apoiadores, cumprimentou João Doria pela vitória. No entanto, a agressão à repórter de televisão não foi, como devia ter sido, evitada por seu candidato a vice, Gabriel Chalita, nem por seu antigo colega de Ministério de Lula, Alexandre Padilha, que, conforme depoimento do colunista doGlobo Jorge Bastos Moreno, se mantiveram impassíveis diante do lamentável fato. Assim, deram o sinal de que a oposição do PT e aliados de esquerda não se limitará à irresponsável tentativa de impedir que sejam feitos os ajustes sem os quais o Brasil não conseguirá recuperar-se da crise provocada pela longa duração do próprio reinado na República.

O governo de Temer, também cúmplice no desmantelamento do Estado brasileiro nas gestões petistas, sofrerá boicote impiedoso. Mas a maior vítima será, como sempre, o cidadão, que amarga desemprego, inflação e quebradeira. E se verá às voltas com vândalos nas ruas queimando carros e quebrando vidraças. O PT não é cachorro morto e seu chefão, Lula, ainda será o leão rouco que ruge mesmo tendo perdido dentes e garras.

José Nêumanne é jornalista, poeta e escritor

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A guerra na Síria e a imprensa inocente

Conflito na Síria: terroristas x terroristas. Com o avanço do conflito, muçulmanos buscam
refúgio na Europa.

Por Edson Joel / Atualizado em 11/10/2016

Um repórter da revista Veja demonstrou imensa e temerosa ignorância sobre conflitos armados ao entrevistar um diplomata brasileiro, nas páginas amarelas, sobre a guerra civil na Síria. Em dado momento perguntou se os pilotos do governo de Bashar al-Assad não tinham sentimento ao atacar hospitais ou escolas, matando inocentes.

Na verdade os pilotos não determinam quais alvos devem atacar, mas decolam orientados para atingir pontos selecionados pelo comando. Geralmente decolam sem noção do local e são informados quando já estão no ar.

Os rebeldes, neste tipo de conflito, utilizam escolas e hospitais como QG, para organizar ataques com lançadores de mísseis, para esconder armamentos e combatentes. Crianças e pacientes são usados como escudos humanos. Eles apostam que o adversário não tenha coragem de atacar esses alvos. A morte de inocentes é propaganda negativa. Prova disso são as fotos de crianças, chorando e sangrando, que surgem na imprensa mundial, comovendo o planeta. Essa exploração é uma arma potente. As vezes os próprios rebeldes, aproveitando o sobrevoo de algum avião do inimigo, atacam alvos civis, filmam, fotografam e divulgam culpando o outro. Pergunte-se o que Assad ganharia mandando bombardear escolas e matar crianças, do nada? Aliás, a primeira vitima numa guerra... é a verdade.

O ditador da Síria, Bashar al-Assad, dissimulado de presidente, combate vários grupos de rebeldes sunitas que tem apoio da Al-Qaeda, sunitas moderados e sunitas curdos. E, pior, combate os sunitas do Estado Islâmico. Assad pertence ao grupo religioso muçulmano alauita, minoria no país, como os xiitas, ismaelitas, duodecimanos e 2,5 milhões de cristãos. Somando tudo, uns 14%. Os sunitas sírios representam mais de 65% da população. Sunitas odeiam xiitas em qualquer lugar do mundo e, para piorar a situação, os xiitas são as vítimas preferidas do Estado Islâmico.

Por isso, Bashar al-Assad recebe ajuda militar e financeira do Irã, de maioria xiita, aviões, armas e soldados da Rússia e de alguns grupos terroristas, como o Hezbollah.

Omran Daqneesh, de 5 anos, foi resgatado com seus três irmãos após ataque aéreo
em Aleppo, na Síria

Os Estados Unidos apoiam alguns grupos sunitas moderados contra Bashar al-Assad e luta contra o Estado Islâmico, o grupo sunita fundamentalista. A Arábia Saudita, cujo país é de maioria sunita, apoia os sunitas da Síria, mas atacam os sunitas do EI. A Turquia apoia a coalização dos 60 países liderada pelos americanos (como a França, Canadá, Austrália, Inglaterra, Bélgica, Holanda e Dinamarca) e vários países árabes que tem muito receio dos estrupícios do EI.

Esses países defendem o fim do regime do presidente Bashar al-Assad. Já Rússia e Irã se opõem ao Estado Islâmico, mas apoiam Assad contra os rebeldes sunitas que querem o pescoço do ditador. Assad ainda é garantia de vida para milhões de muçulmanos não sunitas, na Síria. Inclusive cristãos.

Criticados por se omitirem, os muçulmanos em todo mundo, após os últimos atentados na Europa creditados ao EI, passaram a se manifestar contra esse radicalismo com o movimento #NotInMyName - literalmente "Não em Meu Nome" - alertando o ocidente que essa violência não é aceita por eles e que o Islã (إسلام) é unicamente a manifestação da palavra de Deus.

É preciso recordar que foi o ocidente - Papa Urbano II - que iniciou o movimento das Cruzadas, por volta de 1095, com o objetivo de recuperar a Terra Santa, invadido pelos árabes. E na Terceira Cruzada (1189), foi Ricardo Coração de Leão, da Inglaterra (com a França e Império Romano-Germânico) que cometeu a barbárie de massacrar mulheres, crianças e degolar prisioneiros. Neste período destacou-se a figura do curdo Saladino, herói do Islã, sultão da Síria e Egito  صلاح الدين يوسف بن أيوب

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Contra impunidade, STF mantém prisão na 2ª instância

O tamanho do pênis é documento?

Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

Pra quem não sabe, o tamanho médio do pênis do homem, considerado "normal", é de 13,12 cm em ereção e 11,66 cm de circunferência. Em estado flácido a média cai para 9,16 cm e flácido esticado, 13,24 cm. Pelo menos essa foi a conclusão científica relatada por estudiosos ingleses que pesquisaram 15.500 homens (em 17 estudos diferentes) e publicada na revista especializada em urologia "BJU International".

O estudo, denominado "Eu sou normal?", foi conduzido pelo psiquiatra Dr. David Veale, do King's College London, e serve para aconselhar homens que tem dúvidas sobre o tamanho do seu órgão. Não há registro de alguma pesquisa científica sobre o tamanho dos órgãos masculinos dos brasileiros. Um tamanho acima de 16 cm pode causar desconforto e até dor na penetração considerando que a vagina, em estado de relaxamento, tem de 7cm a 10cm de profundidade podendo chegar a 16 cm quando excitada. Os homens que participaram da pesquisa são, na sua maioria, caucasianos e do oriente médio, mas o estudo abrangeu todas as etnias. Não há evidências ligadas à etnias sobre variação do tamanho dos pênis como, igualmente, não se observaram evidências que ligassem o tamanho dos pés e das mãos e dos pênis.

Entre os primatas, o homem tem o maior pênis. O gorila, que pode chegar a dois metros de altura e um peso fenomenal, tem pênis de 3 a 4 centímetros de comprimento. O maior pênis no mundo animal é o da baleia que pode atingir 3 metros de comprimento e 30 cm de diâmetro. Os elefantes tem, em média, pênis com um metro de comprimento e 20 cm de diâmetro. Os jumentos, em torno de meio metro.

Tamanho é documento?

Outro estudo, desta vez realizado na Universidade Nacional da Austrália, indica que homens com pênis maiores podem ser mais atrativos para as mulheres. Intitulado Penis size interacts with body shape and height to influence male attractiveness, a pesquisa colheu dados de amostragem entre 105 mulheres que avaliaram cerca de 340 imagens de corpos masculinos. Elas consideraram importantes num homem atrativo, primeiro, a proporção ombro e cintura (maioria) e depois, empatados, altura e tamanho do pênis (em estado flácido).

Outros estudos indicam que um pênis menor tem mais facilidade de ereção que um pênis muito grande. Os chamados pênis mais curtos podem aumentar em 86% quando em estado de ereção, do seu tamanho em estado flácido. Os pênis mais longos, menos de 45%.

Qualidades de um pênis

Durante um estudo da Universidade de Zurique, na Suíça, 105 mulheres, de 16 a 45 anos de idade, foram instadas a classificar, por ordem de importância, sobre alguns atributos da genitália masculina. Elas deveriam olhar fotos e analisar aspectos como o comprimento do pênis, a circunferência, a posição e forma do meato (abertura), a forma da glande (cabeça), a aparência do escroto, a aparência da pele, dos pelos pubianos e estética geral.

Os resultados, publicados no Journal of Sexual Medicine, mostraram que elas não se importaram com a posição ou com a forma do meato ou com o comprimento do pênis, a terceira qualidade menos importante.

As mulheres classificaram como mais importante a aparência estética geral, mais atrativo. Depois, em segundo, os pelos púbicos. Em terceiro, a circunferência, seguido da pele e a forma da glande.
PS: Homens brasileiros consultados sobre os resultados acima fizeram questão de ressalvar que este estudo é inglês, que os tamanhos são médios e que não existem referências sobre a população masculina abaixo do equador. E que milímetros são importantíssimos, como nunca, numa medição desta natureza.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O homem que matou o PT


Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

O grande derrotado nas urnas em 2016 foi Lula, o populista a quem se creditou a liderança das esquerdas mas que se mostra, apenas, um indigente intelectual útil para as causas mofadas da "luta do proletariado". O desesperado Luiz Inácio tentou, em vão, hastear bandeiras das "diretas já, golpismo e perseguido político" unicamente para tentar se salvar da iminente prisão e condenação por corrupção, lavagem de dinheiro e, provavelmente, formação de quadrilha, como se desenha a investigação da Polícia Federal. Por último Lula espalha que Moro está à serviço dos Estados Unidos, a mesma tática usada por Fidel Castro contra os "imperialistas" norte americanos.

Por incrível que pareça, existem os que creem que o FBI está por trás de uma campanha montada pelos gringos, por conta do petróleo do pré- sal anunciada em 2005 como grande descoberta. Na verdade a British Petroleum já sabia, desde 1978 ,mas sua exploração foi considerada economicamente inviável. O primeiro mundo, faz décadas, pesquisa, busca e encontra novas fontes de energia, desprezando o petróleo. A Venezuela, que apostou nos seus poços, afundou.

No Estado de São Paulo, dos 645 municípios, o Partido dos Trabalhadores elegeu apenas oito prefeitos contra 72 nas eleições anteriores, um tombo de 88%. Entre as 14 cidades que realizarão segundo turno somente Santo André e Mauá terão concorrentes petistas.

Em São Bernardo o próprio filho de Lula sequer conseguiu se eleger vereador. Marcos Cláudio Lula da Silva obteve apenas 1.504 votos e colocou-se em 58º lugar ao contrário do primeiro colocado, Pery Cartola, que recebeu 7.540 votos. Pery é do PSDB. Dona Marisa Letícia se empenhou na campanha, pelo filho, mas não foi cabo eleitoral suficiente para garantir a eleição. No berço do PT e casa de Lula, o candidato Tarcisio Secoli  ficou em terceiro na disputado pela prefeitura e caiu fora. PSDB e PPS disputarão o segundo turno.

Metade dos prefeitos petistas eleitos em 2012, no estado paulista, abandonaram o partido com o impeachment de Dilma e o avanço nas investigações que colocam Lula no olho do furação da corrupção. Em São Paulo o PT foi varrido pela vitória estrondosa de João Dória, do PSDB, já no primeiro turno, evidente condenação do eleitorado à política do petista/poste Fernando Haddad. Em Santos, Carina Vitral, candidata do PC do B, em coligação com o PT, levou uma surra do seu oponente Paulo Alexandre Barbosa, do PSDB, reeleito com mais de 172 mil votos. Carina, de 28 anos, conseguiu apenas 14.650 votos. Ela é presidente da UNE, União Nacional dos Estudantes e promoveu intensa campanha contra o impeachment de Dilma Rousseff. Foi reprovada pelo eleitor mesmo com a presença de Lula em seu palanque.

Nacionalmente, o fiasco foi fragoroso. Em Porto Alegre, o petista Raul Pont sequer passou para o segundo turno com seus 16,37% de votos, em terceiro lugar. Dilma gravou participação nos programas eleitorais em favor do candidato. Luiziane Lins, ex-prefeita de Fortaleza, mesmo com suporte de Lula e muita gana do PT, ficou em terceito (15,06%). Em Porto Velho o petista Roberto Sobrinho teve registro cassado pela Justiça Eleitoral como ficha suja. Em Recife o ex-prefeito do PT, João Paulo, chegou ao segundo turno com 23,7% dos votos contra 49,34% de Geraldo Júlio, do PSB. Em Salvador, ACM Neto, do CDEM, obteve  73,99% dos votos válidos e caminha para a recuperação do governo do estado em dois anos.

Lula é o grande derrotado. O maior de todos. O deus petista é uma sombra amarga, em agonia política e moral, vítima de uma doença incurável: a falta de caráter. Lula é o homem que matou o PT.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A mentira da reforma do Ensino Médio


Por Edson Joel Hirano Kamakura de Souza

Em 2015, os alunos brasileiros do Ensino Médio, avaliados pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), ficaram em 60º lugar, entre 76 países pesquisados. Esse vexame se repete há 25 anos.

Nesta rabeira também estão Argentina (62º), Colômbia (67º) e Peru (71º). A avaliação analisa os conhecimentos de leitura, matemática e ciências entre alunos na faixa de 15 anos, a cada 3 anos. Em leitura procura-se saber qual é a compreensão, uso e reflexão sobre textos escritos e, em matemática, sua utilização prática no cotidiano como expressão de ideias bem fundamentadas. As provas brasileiras são aplicadas pelo próprio MEC.

Países líderes no ensino médio também foram líderes no fundamental

Enquanto o Brasil e seus parceiros latino americanos amargam os últimos lugares, do lado aposto, ocupando as primeiras colocações, estão Cingapura, Hong Kong e Coreia do Sul.

Por que os estudantes asiáticos lideram esta competição, com uma folga imensa, enquanto o Brasil patina, há 25 anos, produzindo gerações de despreparados?

Estatisticamente pode se afirmar que os alunos que lideram o campeonato mundial da educação do Ensino Médio também se saíram muito bem no Ensino Fundamental de seus países. As crianças coreanas, chinesas, cingapurianas e japonesas são alfabetizadas no primeiro ano do ensino básico, por método fônico e sem invencionices pedagógicas comuns no ocidente. São alunos mais disciplinados e respeitam seus professores. Aprendem  ler e escrever com mais facilidade e avançam para o segundo ano com boa velocidade de leitura e compreensão, criam hábito de leitura e conquistam seu conhecimento ao longo da sua caminhada escolar. Quando chegam ao Ensino Médio, os resultados aparecem.

Método usado no Brasil ensina o lado errado do cérebro

Entretanto, o Brasil, Argentina e México ainda utilizam um método de alfabetização lastreado nas teorias de séculos passados - método global - associados com invencionices pedagógicas de Jean Piaget... que não alfabetizam. A afirmação vem dos maiores neurocientistas internacionais, como Stanistas Dehaene, francês que estuda o impacto do aprendizado na mente da criança há mais de vinte e cinco anos.

"O método global ensina o lado errado do cérebro" - afrma Dehaene. Dezenas de estudos, testes e experiências produzidas por sua equipe mostraram que entre dois grupos uniformes, alunos alfabetizados por métodos construtivistas tiveram enormes dificuldades e atrasos, ao contrário do outro grupo instruído por método fônico.

José Moraes: o método de alfabetização utilizado no Brasil, não alfabetiza.

Outro especialista em alfabetização, o português José Morais, emérito da Universidade de Bruxelas e doutor em desenvolvimento da cognição e psicolinguística, defende o envolvimento da neurociência na alfabetização para reformar os pensamentos pedagógicos. É ele que afirma que o método brasileiro... não alfabetiza. Pior, o prejuízo é irreversível. Uma prova disso é o fracasso do nosso ensino médio que agora querem reformar. Ele ensina que "a psicologia cognitiva nos mostra, entre muitas outras descobertas, que a leitura de textos não é uma elaboração contínua de hipóteses sobre as palavras do texto, mas sim, um processo automático, não intencional e muito complexo de processamento das letras e das unidades da estrutura fono-ortográfica de cada palavra, que conduz ao seu reconhecimento ou à sua identificação".

Todas as avaliações produzidas no país apontam para resultados catastróficos: nossas crianças chegam aos anos finais do fundamental, analfabetas. Diante desse quadro dramático, o MEC lançou programas como Ler e Escrever e EMAI - Ensino de Matemática nos Anos Iniciais - buscando reverter o caos. Sem sucesso. Afinal, como incentivar o hábito de leitura... entre analfabetos? Como melhorar o conhecimento matemático se os alunos não conseguem compreender um simples enunciado? E que resultado se obterá com a mentirosa reforma do Ensino Médio Brasileiro se esses jovens continuam analfabetos?

Escolas de período integral: resultados irrelevantes

A concentração de esforços e tempo em português e matemática, nesta nova arquitetura da educação, é energia perdida. E os resultados de escolas em período integral (até 9 horas e meia, dependendo dos projetos pedagógicos) tem demonstrado que o ganho é ínfimo. A "grande reforma", em resumo, obrigará o ensino de Português, Matemática e Inglês nos três anos do Ensino Médio (Base Nacional Comum) e as demais passam a ser optativas da metade para o fim, dependendo da área que o aluno decidir seguir, entre linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico.

O processo copia parte do modelo pedagógico finlandês "phenomenon learning" que concede total liberdade aos alunos decidirem o que querem aprender. O professor, nesse método, não tem mais controle do processo de aprendizagem, entregue "democraticamente" nas mãos dos jovens. Mas os resultados não foram bons. 

Finlândia: invenção pedagógica derrubou educação no país

A Finlândia, que no ano 2000 conquistou o primeiro lugar no PISA, simplesmente despencou para 12ª em matemática, deixando de ser modelo em educação. Com o "Novo Ensino Médio" brasileiro a evasão escolar vai persistir e os números do PISA desmentirão a grande reforma que se pretende. O problema não está no Ensino Médio, mas no primeiro ano do fundamental. Enquanto persistirem as crendices de Piaget, nenhuma reforma funcionará.