domingo, 27 de janeiro de 2013

Fogo começou com efeito pirotécnico no palco da boate Kiss: 233 mortos.

233 mortos, até agora, vítimas do incêndio na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul: esse é o número da tragédia que começou por volta de 2 horas da manhã. A polícia confirmou que era impressionante o número de corpos próximo da única porta de entrada e saída que estava trancada.

Alguns seguranças exigiam o pagamento da comanda. A maioria morreu asfixiada. O fogo provavelmente se iniciou depois de acionado um efeito pirotécnico, tipo gerb, que atingiu o teto acústico. Várias testemunhas alegaram que foi após o efeito que o incêndio começou.

Os efeitos pirotécnicos indoor não emitem fumaça e nem faíscas, diferentes de fogos de artifícios. O tipo utilizado pode ter sido de qualidade duvidosa. Os bombeiros alertaram que havia mais público que a capacidade autorizada. Fala-se em 2 mil pessoas que participavam da festa "Agro Merados", com duas bandas no palco, uma delas, a Gurizada Pangandeira, um deles vítima do fogo. Existem mais de 140 feridos.

 

Fogos de artificio (gerb) normalmente utilizados em eventos internos
Na televisão, alguns repórteres repetiram que "soltaram sinalizadores" dentro da boate. Na verdade são chamados de Gerbs Indoor, efeitos de pirotecnia controlada próprios para eventos internos.