sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A História de Marília em vídeo



Quando escrevi o roteiro desse documentário, a pedido da Comissão de Registros Históricos  de Marília, descobri que algumas fatos eram contadas de forma equivocada, como, por exemplo, a data em que surgiu o nome Marília. Contava-se, até então, que o nome tinha aparecido em 1928, durante a viagem de Sampaio à Europa. Errado. O nome Marília surgiu no final de 1925 (recesso parlamentar) quando Sampaio viajou à bordo do navio a vapor Giulio Cesare, para a França e leu, próximo do estreito de Gibraltar, o poema de Thomaz Antônio Gonzaga (Marília de Dirceu). 

Em 1926, no começo do ano, Sampaio, que era deputado, apresentou o Projeto de Lei criando o Distrito de Paz de Marília,  aprovado no final deste mesmo ano. Em 1927 foi implantado o Distrito de Paz de Marília. Detalhe: no ano de 25 o deputado tinha apresentado um projeto para a criação do Distrito de Paz de Lácio mas sequer foi discutido porque o próprio Sampaio retirou da pauta ao saber que haveria uma nova estação adiante. Ele simplesmente mudou o nome de Lácio para Marília. 

E foi no dia 1º de maio de 27 que Sampaio começou a construção do Patrimônio de Marília, na área onde foi a Fazenda  Cincinatina, ao lado do Patrimônio Alto Cafezal. este fundado por Antônio Pereira e seu filho José Pereira. José ou Pereirinha, desgostoso, deixou a já cidade de Marília e foi fundar a Herculândia. 

O Alto Cafezal tem 1919 como data de fundação. Quando Sampaio passou pela região e comprou a Fazenda Cincinatina, este patrimônio já era bem conhecido como patrimônio de café, no pais inteiro. 


Vídeo completo com duração de 25' 45"