quinta-feira, 28 de março de 2013

Argentina é o país com mais feriados no mundo

Argentinos saindo para o feriado: o destino tem sido o Brasil
 
Segundo o Infobae, jornal portenho online, a Argentina é o país com mais feriados no mundo: são mais de 19 em todo ano segundo pesquisa anunciada por empresas ligadas a reservas em rede hoteleira. Muito mais que a Colômbia (18), Japão e Hong Kong (16) e Tailândia (15).Na pesquisa, Brasil e Canadá aparecem com cinco feriados anuais.

Na verdade os portenhos tem 15 feriados mas, este ano, coincidiram quatro comemorações extras. Detalhe importante: os trabalhadores argentinos tem férias de 10 dias anuais, como Canadá, Estados Unidos e Japão.

Mas, não é bem isso que a gente vê no Brasil. Além dos eventos comemorados em todo mundo - 1º de janeiro (confraternização mundial), 1º de maio (dia do trabalho) e 25 de dezembro (natal) o brasileiro comemora datas culturais, históricas e religiosas.

O dia da morte de Tiradentes (21 de abril), Independência (7 de setembro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro), Dia da Padroeira (12 de outubro), carnaval (47 dias antes da Páscoa), Paixão de Cristo (sexta feira santa antes do domingo de Páscoa),Corpus Christi (dois meses depois da Páscoa), véspera de Natal e véspera do ano novo.

Soma-se a tudo isso os feriados estaduais e municipais - de aniversário de emancipação a eventos religiosos locais - e os famosos pontos facultativos determinados por decretos. Hipocritamente faculta-se ao trabalhador ir trabalhar ou não.

Fora os descansos decretados por cada um nos feriadões prolongados da vida.