segunda-feira, 25 de março de 2013

Preconceito racial é Michelle Obama de cabelos alisados


Michelle Obama: porque cabelos lisos? 
Modelo do SPFW: estilização criticada 
O que é mais preconceituoso?
 
A mulher do Obama de cabeços alisados ou um desfile onde modelos estilizadas homenageiam o futebol, cujos maiores craques são negros?

Penso que Michelle renega suas origens quando esconde seus cabelos carapinhos com perucas de cabelos lisos ou alisa os seus cabelos buscando um modelo de brancas. Isso é mais preconceituoso que um simples desfile onde buscava homenagear o futebol onde os negros tem importante participação.

Pois foi por colocar palhas de aço na cabeça das modelos que grupos de defesa os direitos dos negros acusaram Ronaldo Fraga, o estilista, de racista. A alegação, risível, é que "fazer analogia do Bombril com o cabelo negro é nos remeter a uma situação racista e constrangedora". 

Segundo o estilista, o desfile foi produzido com a intenção de mostrar o avanço dos negros neste esporte, antes praticado apenas por brancos. 

Por acaso eu deveria processar negros que me chamam de japa ou estilizam os "japons" com olhinhos e risinhos? Ou a loira chamada de branquela sardenta deveria se ofender por tal? Quando se tem orgulho da sua raça a autoestima sobe. E o preconceito desce.


Maria Sharapova foi acusada de racista porque imitou Serena Willians,
de quem é grande amiga, numa partida demonstração no Brasil.