quinta-feira, 14 de março de 2013

Inflação mais alta em 2013 e 2014



Banco Central admite que inflação é resistente

Integrantes do Comitê de Política Monetária do Banco Central admitiram, publicamente, que a inflação está resistindo e que essa pressão pode não ser temporária. Os preços não recuam e podem se acomodar em níveis elevados. 

Significa dizer que todos os incentivos e práticas do governo na área econômica nenhum resultado surtiu. O próprio Banco Central elevou suas projeções para uma inflação bem maior da prevista (4,5%) para 2013 e 2014. 

O país que veio de um crescimento ridículo de 0,9% em 2012 e queda da produção industrial está encontrando dificuldades para o controle da inflação usando como mecanismo a queda da taxa de juros que despencou de 12% em 2011 para 7,5% em 2013. No período Lula a taxa de juros era usada como mecanismo eficaz para o controle do aumento de preços, processo abandonado por Dilma que utiliza a queda de juros como discurso político.

Dilma faz do controle artificial de preços de combustível e energia sua arma contra a inflação. Em vão. A vaca está se atolando no brejo.