sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Empreendedorismo se aprende na escola


Oportunidades de negócio

Leonardo, o filho mais velho do Junior, ficou surpreso pelo sucesso das balas 7 Belo depois que a direção da escola proibiu a guloseima. Não deu outra: até a mãe dele descobrir e proibir, o Leo, que tem 12 anos, ganhou uma boa grana abastecendo a molecada com a deliciosa bala que não se podia mais comprar na cantina.

Mas é certo que o Junior tambem fez a mesma coisa quando estudou lá no Grupo da Vila São Paulo, em Tupã. Como a Xuxa fazia sucesso na televisão e ele sabia desenhar bem, associou-se com a irmã menor e os dois ganharam bons trocados. Os dois criaram "desenhos para colorir" com personagens da apresentadora que a Maira vendia facilmente para as amiguinhas.

Um dia desconfiei de insistência deles em me pedir brindes, destes distribuidos gratuitamente pelas empresas. Descobri que toda aquela encenação era para camuflar um negócio muito rentável: eles levavam pra escola e vendiam tudo. Conforme a demanda, o preço subia. O sucesso era uma borracha que parecia uma caixinha de filmes da Kodak. 
Empreendedorismo se aprende na escola.