quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dirceu festejará Natal na cadeia


Réus do mensalão terão natal na prisão

Apesar de alguns dos ministros preferirem que se termine o julgamento para depois ordenar a prisão dos réus do mensalão - o maior escândalo de corrupção já julgado no país - a maioria dos condenados deverá passar as festas de natal e ano novo, na prisão. O pedido para o recolhimento de todos eles vem do Ministério Público e o Supremo deve acatar.

O principal preso nacional é José Dirceu, líder da quadrilha acusada de corrupção, que influenciou o governo do presidente Lula enquanto esteve no comando da Casa Civil. José Dirceu foi denunciado e condenado a 10 anos e 10 meses de prisão em regime fechado. Comenta-se que ele tem se irritado com telefonemas de amigos e parentes que ligam chorando e se lamentando pela possibilidade da prisão próxima. Dirceu disse que fará exercícios diariamente e estudará, enquanto estiver recolhido. Amigos garantem que ele está preparado para o pior.

Certamente o auto intitulado guerrilheiro José Dirceu jamais poderia imaginar, nem em sonhos, que a justiça do país, de quem sempre desdenhou, estaria suficientemente madura e responsável para lhe aplicar o mais duro golpe que um ser humano pode receber: a prisão.

Lula cometeu seu grande erro ao tentar pressionar a justiça tal e qual se acostumou manipular congressistas que comprou para obter seus votos. Resta o éco dos protestos de inconformismo e um amontoado de bobagens pronunciadas à véspera das prisões, como o patético pronunciamento de um dirigente do PT de que "a transmissão do julgamento do mensalão foi uma ameaça a democracia."

Mas, a despeito de tudo, o julgamento dos corruptos vai se encerrando com uma boa piada contada pelo ministro Toffoli, diante de abismados pares da casa, que proclamou, alto e bom som que "as penas aplicadas no mensalão são medievais e que não é pedagógico colocar os condenados na cadeia".