domingo, 4 de novembro de 2012

Romney x Obama: ninguém arrisca nada



Barack Obama e Mitt Romney estão empatados, técnicamente, com 47% / 46% há 2 dias das eleições. A pesquisa foi feita, via internet, pela Reuters/Ipsos. A margem de erro é de 3,4%. Outra pesquisa, da ABC News e Washington Post mostram 48% x 48% e até mesmo no ítem simpatia há empate.

Obama lidera entre as mulheres com vantagem de 6% e Romney é o favorito entre os homens com 7%. Enquanto o presidente negro tem apoio mais amplo entre as minorias, Mitt tem vantagem de 20% entre os eleitores brancos. Os mais tradicionais dão vantagem ao republicano e os jovens a Obama.

Obama não conseguiu consertar a economia americana e sua política externa frágil assusta os americanos. A morte do seu embaixador na Líbia, nas circunstâncias ocorridas - a Casa Branca tinha até imagens online do ataque e aviões não tripulados sobrevoando o país - enfraqueceu o presidente. Hillary pregava que o filme contra Maomé tinha provocado o ataque mas acabou admitindo que a Cia previa turbulências. Mas o governo nada fez. 

Mitt, governador de Massachussets, é um empresário de sucesso e diz saber tirar os americanos do atoleiro econômico. Os árabes, mesmo decepcionados com Obama que não cumpriu o que prometeu ao mundo muçulmano, acham o republicano igual a Bush. 

Para o Brasil, diante do que se conhece de Obama, melhor seria Romney, dizem os especialistas do mercado.