sábado, 10 de novembro de 2012

De cada 4 brasileiros, um comete ato de corrupção



Você é corrupto?

As condenações aplicadas aos réus do mensalão, a prisão dos envolvidos na Operação Lava Jato, o envolvimento de políticos e empresários em operações fraudulentas para sustentar os partidos apoiadores do governo no congresso, tornou o tema corrupção um assunto nacional e internacional. 

Lá a discussão gira em torno do desvio muitos bilhões de reais. Mas, dar alguns trocados para um guarda para evitar uma multa de trânsito também é crime de corrupção - ativo e passivo - e tem o mesmo peso dos atos praticados por Dirceus, Genoinos, Delúbios, Valérios, Vacaris, Lulas e Dilmas. Diferentes são apenas os valores. E, talvez, a dose da punição, muito em moda com a dosimetria. Mas quem bifa um real cometeu o mesmo crime de quem levou bilhão.

Um em quatro brasileiros pratica atos de corrupção segundo pesquisa concluída pela Universidade Federal de Minas e pelo Instituto Vox Populi. O percentual é altíssimo.  Isso é reflexo do que acontece dentro da política do país? Os especialistas dizem que sim. Creio no inverso, a cultura corrupta da sociedade é que contaminou o poder. Para o jurista brasileiro Calil Simão, não existe corrupção política sem haver corrupção social, ou seja, primeiro a sociedade se corrompe para posteriormente corromper o Estado. E, pior,  essas ilicitudes estão vulgarizadas.

Falsificar a carteira de estudante, na cultura dessas pessoas, não é nada grave. A lista das práticas inclui não declarar imposto de renda, dar troco errado (ou aceitar troco a mais), furar filas, comprar produtos falsificados e até mesmo bater ponto para o colega de trabalho. 

O resultado dessas práticas danosas prejudicam milhões de brasileiros que deixam de receber serviços de qualidade ou nem recebam por conta do desvio de dinheiro público. Curioso é que 84% dos entrevistados nesta mesma pesquisa consideraram-se honestos.

Pior, bem pior que tudo isso, é ouvir, como defesa da prática ilícita, a mais criminosa das justificativas: "todo mundo faz isso, então..." Foi assim que Lula agiu, em rede nacional de televisão, tentando minimizar a importância das primeiras denúncias de corrupção como prática de caixa dois e é assim que os petistas se defendem diante da enxurrada de corrupção praticada pelos membros do partido: "mas o PSDB também roubou".

Surpresa foi Lula se surpreender diante da roubalheira (praticada por sua ordem e risco) e afirmar depois que está "revoltado com a corrupção na Petrobras". No melhor estilo "ladrão que rouba e grita pega ladrão".