segunda-feira, 5 de novembro de 2012

STF estuda reduzir penas de Valério. Ele pode contar mais?

Redução de penas e novas denúncias
O Supremo Tribunal Federal estuda a possibilidade de redução de penas para Marcos Valério e Roberto Jeferson considerando a contribuição deles para a condenação dos réus do mensalão. Marcos Valério foi condenado com mais de 40 anos de prisão. Jeferson, deputado que iniciou a denúncia, ainda não teve sua pena lançada. Estes benefícios não tem relação com as novas denúncias do publicitário em que envolve Lula e Gilberto Carvalho no assassinato do prefeito Celso Daniel, do PT de Santo André em 2002. Celso Daniel foi sequestrado na saída de um restaurante. Seu motorista e segurança particular estava junto mas foi deixado para trás pelos bandidos. Dois dias depois Daniel foi executado a tiros. A família disse que a cúpula do PT tinha conhecimento de desvios de verbas que eram enviadas para o partido, chegando a citar Gilberto Carvalho. A promotoria de Santo André não aceitou a versão da polícia que indicava crime comum. O principal suspeito da morte do prefeito petista, o Sombra, então segurança e motorista de Daniel, continua livre e ainda não foi a julgamento.

Valério diz que sabe e pode fazer novas revelações, mas quer, em troca, sua inclusão no programa de proteção a testemunhas, o que pode livra-lo da cadeia. Mas, sobre as condenações que sofreu, nenhum benefício, exceto a possibilidade de reduação de pena, pode ser considerado. Foi graças a lista de beneficiários entregue por ele é que possibilitou a condenação dos mensaleiros.

Desde o início os juízes estavam reticentes com o publicitário que ameaçava contar mas nunca falava e acreditavam que ele blefava. Mas, de repente, após seu último depoimento a procuradoria, o STF  demonstrou mais interesse em discutir benefícios para o réu. O asssunto é muito mais sério e grave do que se pensava e pode colocar Lula no palco de um assassinato e no centro da corrupção.