quarta-feira, 7 de novembro de 2012

STF retoma definição de penas para condenados do mensalão



José Dirceu, condenado por corrupção ativa
e formação de quadrilha
O Supremo Tribunal Federal retoma, nesta quarta feira, a definição de penas - dosimetria - para os condenados pelo mensalão de Lula. Os juízes cuidarão do caso de Ramon Hollerbach, sócio de Valério, foi condenado por corrupção ativa, evasão de divisas, peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha que já acumula 14 anos de prisão.

O tribunal começa a discutir as possibilidades de redução de pena para Marcos Valério, já condenado com 41 anos de prisão e, segundo o presidente do STF, a redução, se ocorrer, será por critérios técnicos. Deixou claro que as novas denúncias de Valério - que incluem Lula e Gilberto de Carvalho na cena de um crime, o de Celso Daniel e de corrupção na prefeitura de Santo André - nada tem a ver com a condenação já ocorrida.

As penas para José Dirceu, Genoíno e Delúbio, lideres do PT e chefes da quadrilha serão as últimas a serem determinadas. A pedido de Lula, as manifestações contra o STF e imprensa sob alegação de julgamento político ficarão para depois disso.