segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PT quer calar Ministério Público

Sem investigar, corrupção vai aumentar
MP reage à lei proposta pelo PT


Os procuradores e promotores públicos estão criando um abaixo-assinado contra proposta do PT que tira do MP a possibilidade de investigar crimes. Isso beneficia os criminosos, afirmam eles.

De autoria do petista Lourival Mendes, a lei proposta tira do MP a possibilidade de investigação de crimes, como os cometidos por José Dirceu e seus asseclas, e representa grave retrocesso à distribuição da justiça. A tentativa do PT de calar o órgão vem no exato momento que a justiça investiga, julga e condena membros do partido acusados dos mais graves crimes de corrupção que o país já viveu. 

O objetivo da campanha, nos moldes da mobilização da Ficha Limpa, é reunir o maior número de adesões através do endereço http://www.change.org/pec37. Para assinar, basta colocar nome, endereço e e-mail. O abaixo-assinado será levado ao Congresso como uma manifestação eminentemente popular de repúdio à PEC 37.

"Esta lei atenta contra o Estado Democrático de Direito e vulnera os direitos humanos", afirma Elias Rosa, procurador geral. Para o promotor Silvio Marques "esse projeto só beneficia os criminosos". "Se não fosse o trabalho do Ministério Público, muitos casos importantes de desvios de dinheiro público e outros crimes graves não teriam sido descobertos." 

A proposta do PT é dificultar as investigações, por exemplo, de casos de corrupção que dá um prejuízo de R$ 82 bilhões de reais ao país. Pela proposta só a polícia pode investigar.