sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Valério envolve Lula e Palocci em novo depoimento

Lula, Marcos Valério, Palocci e a morte de Celso Daniel

Estranhamente a promessa dos petistas de um levante contra o STF e a imprensa não foi cumprida, pelo menos por enquanto. Provavelmente a direção do partido esteja esperando os resultados dos embargos de declaração, última cartada dos advogados dos mensaleiros condenados, para depois investir contra jornalistas e a justiça.

Ficou claro que "a obediência ao deus" - segundo Marta Suplicy, Lula é deus - acabou levando todos pro mocó, principalmente depois que o ex-presidente tentou chantagear os ministros do STF.

O que mais preocupa os "companheiros"? As condenações, a obediência cega ao chefe ou o fantasma de Celso Daniel, prefeito de Santo André brutal e estranhamente assassinado em janeiro de 2002 depois de um sequestro na saída de um restaurante. Daniel era tesoureiro da campanha de Lula e, segundo versões correntes na época, poderia ter sido morto por se opor a corrupção na prefeitura e que beneficiava o PT. Um fato de enorme repercussão e que envolve o Partido dos Trabalhadores - segundo algumas versões - continua obscuro.

Marcos Valério, já condenado há mais de 40 anos foi ao STF e prestou depoimento que envolve o nome de lula e Palocci, ex-ministro também envolto em escândalo de corrupção com a Máfia do Lixo, em algumas cidades do interior.

Marcos Valério contou que milhões de reais saíram do país, além dos valores denunciados para pagamento do publicitário Duda Mendonça. E falou da existência de dinheiro do PT para "calar a boca de um empresário" que ameaçou contar a verdade sobre o caso do assassinato de Celso Daniel. Para registro, a morte de Celso não foi única: estranhamento mais 7 pessoas, de alguma forma ligadas ao caso, também morreram: acusados, um investigador, um agente funerário, testemunha e o legista do caso. Valério tem medo de morrer e pediu proteção ao prometer um depoimento esmiuçado a respeito.

Familiares de Celso, desde o início das investigações, afirmam que a morte do prefeito foi um crime político que envolvia corrupção e era de conhecimento da cúpula do PT. O mensalão foi apenas um aperitivo para o prato principal que vem por aí?